Pickleball: “primo” do beach tennis está crescendo no Brasil

Bem-estar Movimento
08 de Maio, 2023
Pickleball: “primo” do beach tennis está crescendo no Brasil

O beach tennis se tornou um dos esportes favoritos de quem gosta de se exercitar e se divertir com os amigos. Nas cidades, quadras da modalidade tomaram conta e democratizaram o acesso a um pedacinho da praia dentro do cenário urbano. Agora, tudo indica que outro esporte fará o mesmo sucesso: o pickleball.

Veja também: Afinal, suar muito durante o treino é normal?

Pickleball não é novidade, mas está crescendo pelo mundo

O pickleball não é uma invenção recente. Na verdade, o esporte tem aproximadamente seis décadas. Contudo, durante a pandemia, ganhou popularidade entre aqueles que queriam se manter em movimento, sobretudo nos Estados Unidos.

De acordo com a Associação da Indústria de Esportes e Fitness dos EUA, o número de adeptos aumentou 21% e 2020 e 14% em 2022 no país. Ao todo, 37 nações integram a Federação Internacional de Pickleball — o Brasil faz parte desse grupo. Pelo mundo, estima-se que existam 5 milhões de pessoas que jogam com certa frequência.

Como funciona?

Assim como o beach tennis, utiliza raquetes, mas tem algumas diferenças. Por exemplo, os praticantes jogam em quadras de tênis mesmo, sem areia. Embora seja um mix de tênis e pingue-pongue, dá para brincar sozinho ou com uma dupla, sob regras mais fáceis, menos rígidas.

Assim, é possível aprender os macetes de forma mais rápida e divertida, sem a necessidade de se aprimorar técnicas. Então, seguindo os passos de seu “primo”, o beach tennis, o pickleball tem tudo para render bons frutos em solo brasileiro.

Em São Paulo, por exemplo, já existem quadras destinadas à prática do esporte, no parque Ibirapuera. Contudo, ainda há poucos locais para se aventuras em outras regiões.

Como é uma quadra de pickleball?

Mesmo que exista uma quadra especial para a modalidade, é possível jogar em uma de tênis. Todavia, é bom aplicar marcadores adesivos, já que a delimitação é um pouco mais estreita (veja foto abaixo).

pick

Crédito: Reprodução/World Pickleball Federation

Na ausência de uma quadra de tênis, dá para improvisar outros espaços. Por exemplo, quadra de basquete, garagem, estacionamento, entre outros. De acordo com a World Pickleball Federation, as medidas para montar uma arena são 18,5 m de comprimento por 9 m de altura. É a dimensão maior do que o necessário, mas segura para realizar as marcações, que devem seguir 13,4 m de comprimento por 6,10 m de altura.

Para a rede, é fácil adquirir uma apropriada para o pickleball, mas uma de badminton também serve para começar a brincadeira.

Benefícios e regras gerais

Dentre as vantagens, se destacam a facilidade de aprender as regras do jogo, e a versatilidade de jogar em diversos espaços improvisados. Além disso, o esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento. Outro benefício é a oportunidade de socialização, de ampliar o círculo de amizades.

É uma atividade bem dinâmica, que exige deslocamentos ágeis conforme se ganha experiência. Para quem participou de uma sessão antes, é ideal treinar com alguém mais experiente, a fim de praticar saques e aprender a maneira correta de segurar a raquete.

Quanto à pontuação, uma partida comum soma 11 pontos. Mas, dependendo da quadra e da lotação, pode variar entre 7 e 9 pontos.

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

benefícios dos superalimentos
Alimentação Bem-estar

Inhame, blueberry e moringa: Conheça os benefícios dos superalimentos

Veja como esses alimentos podem te ajudar a cuidar da saúde!

Como absorver melhor o ferro dos alimentos
Alimentação Bem-estar

Como melhorar a absorção de ferro pelo corpo? 7 dicas

Além de prevenir a anemia, o ferro ajuda no transporte de oxigênio para todo o corpo

Ovo com a gema mais amarela
Alimentação Bem-estar

Ovo com a gema mais amarela é mais saudável? Entenda

Entenda quais fatores podem influenciar na cor e qualidade dos ovos