Como cuidar da pele no Carnaval

31 de janeiro, 2022

Cuidar da pele é fundamental para evitar problemas no futuro. Os cuidados devem ocorrer constantemente, mas em alguns meses é preciso reforçá-los ainda mais. Dessa forma, cuidar da pele no carnaval, por exemplo, exige maiores cuidados. Isso porque nessa época, sobretudo, é comum o uso de maquiagens e outros produtos para pular a folia com estilo, como glitter, adesivos, entre outros. Confira, agora, algumas dicas para cuidar da derme nesse que é um dos períodos mais aguardados do ano para muita gente.

Leia mais: Exposição da pele ao sol: como se proteger no verão

Dicas para cuidar da pele no carnaval 

Segundo a Dra. Lorena Soares, biomédica, a principal dica para cuidar da pele no verão é mais fácil do que muitas pessoas imaginam. Trata-se de beber água. Isso porque com o corpo hidratado, os benefícios se refletem na pele. Simples, não é?

Além de andar com a garrafinha de água na mão, a especialista explica que não se deve abrir mão do protetor e de utilizar demaquilante depois da folia. “Não durma com a maquiagem no rosto, pois isso resseca toda a pele”, explica.

Do mesmo modo, deve-se tomar cuidado com fantasias apertadas que podem gerar feridas e hematomas, assim como produtos de má qualidade para bronzear ou dar aquele brilho na pele. “O rosto é uma parte sensível do corpo. Por isso, vale preparar com cuidado a maquiagem e jamais esquecer de utilizar protetor solar”, reforça a biomédica.

Leia mais: Protetor solar: qual é a quantidade certa para aplicar na pele?

Qual a importância em cuidar da pele? 

Muito se fala em cuidados no carnaval, incluindo a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, pouco se fala sobre os cuidados com a pele, que também são indispensáveis para evitar problemas futuros, como rugas e marcas de expressão. Dessa forma, a especialista explica que o ideal é evitar utilizar produtos sem antes preparar a pele para recebê-los.

Além disso, outra dica é evitar o uso de adereços no rosto, principalmente aqueles que possuem cola. “Neste período, suamos muito. Por isso, lave o rosto com produto de sua confiança. Não se esqueça de hidratar os lábios, pois eles também sofrem com o ressecamento”, completa. 

Leia mais: Conheça as doenças mais comuns no carnaval

Fonte: Dra. Lorena Soares, biomédica.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde