Páscoa: Como fazer escolhas saudáveis

Alimentação Bem-estar
11 de Março, 2021
Páscoa: Como fazer escolhas saudáveis

Será que é possível fazer escolhas saudáveis na Páscoa? Apesar de todo o significado e religiosidade, é inevitável falar deste feriado e não falar de chocolate, peixe, vinho e outras delícias típicas da temporada.

Gostando ou não, o banquete e a comilança são, praticamente, tradições desta data. Portanto, em vez de tentar se privar, que tal aprender a fazer escolhas saudáveis no supermercado, almoços e jantares?

Qual chocolate comprar

Tem gente que atribui toda a culpa ao chocolate – como se ele tivesse culpa de você comê-lo demais. Porém, o doce pode, sim, fazer parte da alimentação, desde que exista moderação e maturidade.

Assim, na hora de ir às compras, procure dar preferência ao chocolate amargo. Quanto mais cacau, mais antioxidantes. Quanto mais antioxidantes, mais benefícios à saúde do coração.

Qual chocolate evitar

Tente passar longe do chocolate ao leite e dos chocolates brancos. E, principalmente, daqueles que contêm castanhas, trufas recheadas e avelãs. Uma regrinha básica: quanto mais “incrementado” for o doce, pior será para a sua dieta.

Colomba Pascal

O rei Lombardo Alboino, furioso com a guerra, desistiu de seu desejo de vingança depois de ter sido presenteado com um doce em formato de pomba. No caso, o doce era o que hoje conhecemos por Colomba Pascal. Bom, ao menos é isso que a lenda conta.

A Colomba contém mais ovos e mais manteiga que o panetone. Seu preparo é super minucioso e o sabor é suave. É um pãozinho muito querido no café da manhã de muitos países europeus.

Porém, nem tudo são flores: a Colomba Pascal é muito calórica. Portanto, se for consumir, limite-se a uma fatia ou, em vez de comprar o tradicional, opte pela versão com frutas secas.

Peixes

Bacalhau não pode faltar. Rico em vitaminas A, E e D, ferro, magnésio e gorduras boas (ômega-3 e 6), o peixe característico da Páscoa é, sim, uma boa opção. Porém, é preciso tomar cuidado com o seu preparo. Diminua a quantidade de sódio na preparação, caso você escolha comprar o bacalhau seco.

Vinhos

Essa bebida costuma ser a acompanhante principal do almoço de Páscoa. Se você gosta, dê preferência ao vinho tinto. Ele tem antioxidantes, ação anti-inflamatória e previne doenças cardiovasculares. Mas, é claro, lembre-se de consumir com moderação.

Leia também: Como queimar as calorias da Páscoa

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva