Páscoa: Como fazer escolhas saudáveis
Será que é possível fazer escolhas saudáveis na Páscoa? Apesar de todo o significado e religiosidade, é inevitável falar deste feriado e não falar de chocolate, peixe, vinho e outras delícias típicas da temporada.
Gostando ou não, o banquete e a comilança são, praticamente, tradições desta data. Portanto, em vez de tentar se privar, que tal aprender a fazer escolhas saudáveis no supermercado, almoços e jantares?
Qual chocolate comprar
Tem gente que atribui toda a culpa ao chocolate – como se ele tivesse culpa de você comê-lo demais. Porém, o doce pode, sim, fazer parte da alimentação, desde que exista moderação e maturidade.
Assim, na hora de ir às compras, procure dar preferência ao chocolate amargo. Quanto mais cacau, mais antioxidantes. Quanto mais antioxidantes, mais benefícios à saúde do coração.
Qual chocolate evitar
Tente passar longe do chocolate ao leite e dos chocolates brancos. E, principalmente, daqueles que contêm castanhas, trufas recheadas e avelãs. Uma regrinha básica: quanto mais “incrementado” for o doce, pior será para a sua dieta.
Colomba Pascal
O rei Lombardo Alboino, furioso com a guerra, desistiu de seu desejo de vingança depois de ter sido presenteado com um doce em formato de pomba. No caso, o doce era o que hoje conhecemos por Colomba Pascal. Bom, ao menos é isso que a lenda conta.
A Colomba contém mais ovos e mais manteiga que o panetone. Seu preparo é super minucioso e o sabor é suave. É um pãozinho muito querido no café da manhã de muitos países europeus.
Porém, nem tudo são flores: a Colomba Pascal é muito calórica. Portanto, se for consumir, limite-se a uma fatia ou, em vez de comprar o tradicional, opte pela versão com frutas secas.
Peixes
Bacalhau não pode faltar. Rico em vitaminas A, E e D, ferro, magnésio e gorduras boas (ômega-3 e 6), o peixe característico da Páscoa é, sim, uma boa opção. Porém, é preciso tomar cuidado com o seu preparo. Diminua a quantidade de sódio na preparação, caso você escolha comprar o bacalhau seco.
Vinhos
Essa bebida costuma ser a acompanhante principal do almoço de Páscoa. Se você gosta, dê preferência ao vinho tinto. Ele tem antioxidantes, ação anti-inflamatória e previne doenças cardiovasculares. Mas, é claro, lembre-se de consumir com moderação.
Leia também: Como queimar as calorias da Páscoa