Para que serve o teste de bioimpedância?
Você já se perguntou para que serve o teste de bioimpedância? A maioria das pessoas pensa que ele é indicado apenas para quem tem o objetivo de perder peso ou aumentar a massa magra do corpo. Mas na verdade, ele pode ter outras funcionalidades! Saiba mais sobre o assunto.
Leia também: Bioimpedância: o que é, como é feita, resultados e preparo
Para que serve o teste de bioimpedância?
É cada vez mais comum vermos a famosa balança de bioimpedância por aí – seja em consultórios de nutricionistas, nas academias e até nas farmácias. Apesar de não ser novo, o aparelho ganhou mais fama nos últimos anos por fornecer dados importantes e precisos sobre a nossa composição corporal.
Mas o que é composição corporal? Trata-se do conjunto de componentes que formam o organismo. Isto é, quando você se pesa, aquele número que aparece no visor é a soma de uma série de estruturas, como músculos, órgãos, ossos, gordura, água… e por aí vai.
Estimar a proporção que cada uma delas representa dentro do corpo é importante na hora de definir um objetivo de saúde – seja ele emagrecer, ganhar massa magra ou prevenir problemas ósseos, por exemplo.
É por isso que os profissionais amam usar o equipamento, já que ele ajuda bastante na hora de montar cardápios, treinos e recomendações personalizados. Veja exatamente para que serve teste de bioimpedância:
Emagrecer
Uma das principais características da balança de bioimpedância é calcular a quantidade de massa gorda (em kg ou em %). Ela diz respeito ao total de gordura acumulada no corpo, e pode ser importante para quem quer tratar o sobrepeso e a obesidade.
Desse modo, é possível verificar o nível de acúmulo de gordura de uma pessoa (se “normal”, “alto” ou “muito alto”) e traçar uma estratégia pensada para o caso específico. Além de permitir monitorar a evolução do paciente com o tempo.
Ganhar massa muscular
Ganhar massa muscular é um processo que exige paciência e disciplina. Então, nada melhor do que contar com a ajuda de um aparelho que ajuda a contabilizar o volume de músculos (em kg) que a gente tem, não é mesmo?
Assim, é possível saber se as estratégias adotadas estão funcionando ou se é melhor mudar de iniciativa.
Medir a sua saúde
Nem todo mundo sabe, mas os níveis de gordura e massa muscular do corpo não têm só a ver com estética. Eles também estão relacionados com a nossa saúde.
Isso porque diversos estudos já linkaram taxas elevadas de gordura corporal a doenças como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e até morte precoce. Por outro lado, ter menos massa muscular do que o normal também pode trazer problemas como falta de autonomia e mobilidade, quedas e até acidentes graves na terceira idade.
Saber se seu corpo está hidratado
Será que você está bebendo água de forma suficiente? A pergunta pode ser respondida com a bioimpedância, que também verifica os níveis de hidratação do corpo. Assim, você fica sabendo se a ingestão de líquidos é suficiente ou se é preciso melhorá-la.
Simular quantas calorias você gasta por dia
Isso é feito por meio da taxa metabólica basal: energia (em calorias) que o corpo gasta só para se manter vivo com funções vitais como respirar, digerir alimentos, manter os batimentos cardíacos e equilibrar a temperatura corporal.
Para isso, o aparelho pode pedir algumas informações adicionais sobre o paciente, como idade, sexo e atividade física. Nutricionistas costumam utilizar esse número para calcular quantas calorias o indivíduo deve consumir por dia (pensando no seu objetivo).