Pálpebras ressecadas: conheça as causas e como tratar
Todos os tipos de pele precisam de uma rotina de cuidados e hidratação, o famoso ‘skincare’. Mas, você já percebeu que, mesmo com o cuidado diário, as pálpebras ficam ressecadas? Isso acontece porque essa área é mais sensível. Dessa forma, pequenas linhas, textura desigual e maquiagem craquelada são alguns indícios que sua pálpebra precisa de uma atenção especial.
Leia também: Cuidados com os pés no frio: Dicas para evitar pele ressecada e rachaduras
Causas das pálpebras ressecadas
Diversos fatores podem deixar as pálpebras ressecadas. A pele nesta região é um pouco mais fina que a do resto do corpo, assim como a camada córnea, e isso faz com que a água evapore com mais facilidade. Por isso, além da exposição solar ou clima seco, o uso de sabonetes, maquiagens e cosméticos podem contribuir com o agravamento do problema.
Além disso, outro fator importante é o envelhecimento. Com o passar dos anos, a pele perde o tônus e a hidratação natural, deixando a região das “olheiras”, com uma descamação mais evidente.
Como cuidar
A região dos olhos é a parte mais sensível do nosso corpo. Portanto, é essencial apostar em produtos específicos para os olhos. A boa notícia é que através do skincare você pode tratar as pálpebras ressecadas. Desse modo, aposte em uma rotina simples de limpeza, hidratação e proteção solar para conquistar uma aparência saudável. Ou seja, prefira sabonete com formulação suave, demaquilante em óleo, um hidratante potente e, jamais, esqueça do filtro solar.
Leia também: Pele ressecada: 8 erros do dia a dia que pioram este quadro
Por fim, uma dica importante é não esfregar os olhos ou passar a mão excessivamente para evitar sujeira. Uma rotina de skincare adequada pode evitar ressecamento, irritação ou coceira. Em caso de incômodo na região das pálpebras, procure um médico dermatologista.