Pode fazer ovo na air fryer? Veja dicas e receitas

Alimentação Bem-estar
11 de Setembro, 2023
Pode fazer ovo na air fryer? Veja dicas e receitas

Na cozinha, a air fryer é sinônimo de praticidade e versatilidade. Entre os alimentos mais preparados no eletrodoméstico, se destacam carnes, legumes e frituras em geral. Mas será que o ovo, por exemplo, também pode ser preparado na fritadeira?

Presente em boa parte das rotinas alimentares, o ovo faz parte do cardápio saudável. Não por acaso, o alimento tem boa fama por oferecer diversos benefícios à saúde, como por exemplo: proteção da saúde cardiovascular, contribui com o desenvolvimento de massa muscular e é fonte de nutrientes.

No entanto, ao contrário do micro-ondas, é possível sim fazer ovos dentro da air fryer sem fazer estragos. Além disso, a fritadeira elétrica permite que os ovos sejam preparados de uma forma mais saudável, sem adição de óleo. Confira a seguir. 

Veja também: Alimentos que não devem ser feitos na air fryer

Ovo na air fryer: veja como fazer 

O primeiro passo para fazer os ovos cozidos é retirá-los da geladeira um pouco antes do preparo para que a temperatura fria não se choque com o calor da fritadeira. Depois disso, é o momento de reservar um recipiente que possa ir à air fryer, como formas em silicone, cerâmica, metal ou vidro. 

Então, é só programar a temperatura. Mas fique atento, altas temperaturas podem romper a casca frágil do ovo. Por isso, o ideal é utilizar de 160 – 180ºC. Já o tempo de cozimento dependerá do ponto do ovo. Em média, de 12 a 15 minutos. Vale reforçar que nesse tipo de preparo, você pode aproveitar para cozinhar vários ovos juntos dentro da fritadeira. 

Por fim, ao final do tempo, é só retirar os ovos da air fryer com cautela, já que eles estarão bem quentes. Depois de esperar esfriar, é só descascar e servir.

Receitas com ovo na air fryer 

Além dos tradicionais ovos cozidos, também é possível preparar omelete e ovo frito na air fryer de modo rápido e prático. Veja o modo de preparo a seguir!

Omelete 

Separe todos os itens que farão parte do seu omelete, como por exemplo, ovos, azeite, queijo, cebola, presunto e sal. Depois, junte todos os ingredientes em um recipiente que possa ser colocado dentro da air fryer, como formas de silicone.

Em seguida, ligue a air fryer à 180ºC por 15 minutos, em média. Nesse tempo, confira o andamento do preparo pelo menos uma vez. Mas lembre-se, o tempo de preparo pode variar de acordo com o seu eletrodoméstico.

Ovo frito

Para evitar utilizar o fogão, a air fryer é ideal para fazer ovos fritos também. Para prepará-los, é só utilizar um recipiente específico para a fritadeira elétrica e pincelar um pouco de azeite nele.

Em seguida, quebre os ovos (quantos desejar) e acrescente uma pitada de sal. Depois disso, é só ligar a air fryer à 200ºC por 10 minutos. Após o tempo estimado, os ovos estarão prontos para serem consumidos.

Por fim, a air fryer oferece muitas possibilidades na preparação de ovos, tornando-os uma escolha versátil e saudável para complementar seu cardápio de refeições.

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva