Overdose de vitamina D: médicos do Reino Unido alertam riscos

Bem-estar Sono
08 de Julho, 2022
Overdose de vitamina D: médicos do Reino Unido alertam riscos

Exagerar na suplementação das vitaminas pode ser perigoso, alertam médicos do Reino Unido. Um homem foi internado por overdose de vitamina D. O paciente ficou internado após ter vômitos frequentes, diarreia, náuseas, dores abdominais e outros sintomas que fazem parte da hipervitaminose D, quadro clínico do excesso dessa vitamina. 

Os médicos responsáveis pelo caso alertaram que essa questão está em alta, e mesmo que ingerir vitamina em grandes quantidades pareça inofensivo, pode trazer sérios riscos para a saúde. Em uma publicação dos profissionais na revista científica BMJ Case Reports, eles alertam sobre as consequências. 

Leia também: Matheus Pires, de “No Limite 6”, está com varíola dos macacos

Entenda o caso de overdose de vitamina D

A ingestão ideal da vitamina é de 400 UI (unidade internacional referência para vitaminas) ao dia. Contudo, o paciente ingeria 150.000 UI, ultrapassando a dosagem necessária. 

Os sintomas começaram a aparecer um mês após o paciente iniciar um regime de suplementação de diversas vitaminas. Além dos sintomas já citados, ele também sofreu com cãibras nas pernas, zumbido nos ouvidos, boca seca, perda de peso e aumento da sede. Todos os sintomas duraram três meses, e só então o homem decidiu ir ao hospital investigar a situação. 

Esse quadro também causa constipação, insuficiência renal, úlceras e pressão alta. Além dos sintomas físicos, eles também podem ser neurológicos. Por exemplo: psicose, sonolência, confusão, apatia e depressão

O paciente relatou que assim que começou a sentir os primeiros sintomas, deixou de tomar a vitamina. Entretanto, os sintomas não melhoraram. Já internado, ele fez exames de sangue que mostraram níveis anormais de cálcio. Além disso, a taxa de vitamina D estava sete vezes acima do necessário para o corpo.

Durante o tratamento, o paciente ficou internado por oito dias. Neste período, recebeu fluidos intravenosos para limpar o organismo. O homem também foi tratado com bisfosfonatos, medicamentos que reduzem os níveis de cálcio no sangue. No entanto, o nível de cálcio do paciente só voltou ao normal após dois meses da alta médica. A taxa de vitamina D continuou além do normal. 

“Globalmente, há uma tendência crescente de hipervitaminose D, uma condição clínica caracterizada por níveis elevados de vitamina D no sangue”, escreveram os médicos na publicação. 

Eles ainda alertam: “Este relato de caso destaca ainda mais a toxicidade potencial de suplementos que são amplamente considerados seguros até serem tomados em quantidades ou combinações inseguras”. 

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva