Tina Turner: veja problemas de saúde que cantora enfrentou

Saúde
25 de Maio, 2023
Tina Turner: veja problemas de saúde que cantora enfrentou

Na última quarta-feira (24), o mundo recebeu a triste notícia da morte de Tina Turner. A cantora, dona de hits que embalaram gerações, faleceu aos 83 anos, e a causa não foi revelada. Contudo, o que se sabe é que Tina Turner tinha um extenso histórico de saúde. Entenda melhor:

O que Tina Turner tinha? Estresse pós-traumático

Em um documentário sobre sua vida e sua carreira, lançado em 2021, a cantora revelou sofrer de estresse pós-traumático. O motivo seria a violência doméstica praticada por seu ex-marido Ike Turner — o casamento durou 18 anos, e Ike morreu em 2007 de overdose.

“Dói ter que relembrar aqueles momentos, mas a certa altura o perdão toma conta, perdoar significa não ter que segurar. É deixar ir, porque só te machuca. Ao não perdoar, você sofre, porque pensa nisso sem parar. E para quê?”, disse Tina no documentário.

De acordo com o Manual MSD, “o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) consiste em reações disfuncionais intensas e desagradáveis que têm início após um evento extremamente traumático”. Nele, é possível que o paciente reviva o evento, tenha pesadelos frequentes e evite qualquer coisa que possa lembrá-lo do acontecimento.

Derrame

Tina Turner também teve um derrame (AVC). Ela contou em sua biografia que, a partir desse episódio, sentiu sua saúde se debilitar. Isso porque o AVC afetou o lado direito do seu corpo, e ela inclusive teve que reaprender a andar aos 73 anos.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma emergência médica que pode causar danos ao cérebro devido à interrupção do fornecimento de sangue para o órgão. Desse modo, o rápido atendimento e o tratamento precoce são imprescindíveis para evitar sequelas graves.

Leia também: Derrame (AVC): causas, sintomas e como prevenir

Câncer de intestino

Além disso, a cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestino em 2016. A doença estava em estágio inicial (um carcinoma e vários pólipos malignos), mas ela ainda teve que passar por uma cirurgia para a retirada de parte do órgão.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a cada ano, 41.010 novos casos de câncer de intestino surgem no Brasil. Esse valor corresponde a um risco estimado de cerca de 20 casos a cada 100 mil pessoas. Atualmente, esse é o segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres e o terceiro mais frequente nos homens.

O que Tina Turner tinha? Hipertensão (pressão alta)

Tina Turner utilizava medicamentos para o controle da hipertensão (a conhecida pressão alta) desde 1985. Contudo, depois do AVC, ela também teve problemas nos rins, o que fez com que seu nefrologista prescrevesse mais remédios para a condição. A cantora não se adaptou aos medicamentos e decidiu recorrer à homeopatia. A escolha piorou o quadro de pressão alta.

A hipertensão consiste no aumento da força do sangue ao circular pelas artérias do corpo. A condição acontece quando os valores da pressão sanguínea, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), são iguais ou superiores a 130 por 80 mmHg (13 por 8).

Quando não tratada, a hipertensão pode causar endurecimento das artérias, derrame, danos nos rins e até mesmo declínio cognitivo e demência.

Leia também: Hipertensão: o que é, causas, sintomas e como conviver

Problemas renais (e transplante de rim)

Como já explicado, depois de sofrer o derrame, Tina Turner descobriu que seus rins estavam funcionando com apenas 35% de suas capacidades. Então, e por conta da piora do seu estado de saúde, em 2017 ela foi submetida a um transplante (cujo órgão foi doado pelo marido Erwin Bach).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração