Amenorreia: O que é, porque ocorre e tratamento
A amenorreia é o termo usado para a ausência de menstruação, que pode ser normal em algumas fases da vida da mulher. Uma delas é a primária, quando a menstruação não ocorre durante a adolescência (entre 13 e 16 anos). Além dessa ausência, a puberdade pode ser mais lenta com a demora do desenvolvimento dos seios, mudanças no corpo e crescimento de pelos pubianos. Outro tipo é a secundária, que pode ocorrer a qualquer momento da vida da mulher logo após a primeira menstruação.
Leia mais: Puberdade precoce: Os sinais, as causas e as consequências
Por que paramos de menstruar?
É normal enfrentar irregularidades no nosso ciclo menstrual. As causas são diversas e algumas fazem parte da natureza feminina. Por exemplo, ao engravidar, a menstruação é interrompida e às vezes retorna ao seu equilíbrio após a fase de amamentação. Também é normal parar de menstruar quando há uso ininterrupto de anticoncepcionais ou troca de remédio contraceptivo.
Quando nosso corpo não está em perfeito equilíbrio, a menstruação também pode desaparecer. Alterações hormonais, ovário policístico, uso de medicamentos com antidepressivos, estresse, alimentação inadequada, rotina de treinos intensa e falta de descanso podem, sim, favorecer a amenorreia. Por isso, ao primeiro sinal de irregularidade no seu ciclo, converse com seu ginecologista para investigar as possíveis causas.
Leia mais: É possível engravidar tomando pílula anticoncepcional?
Exames de diagnóstico da amenorreia
Primeiramente, ao consultar um ginecologista, é analisado seu histórico, sintomas e estilo de vida. O exame primordial a ser realizado quando trata-se de mulheres com vida sexual ativa é o de gravidez, pois é comum engravidar mesmo que seu ciclo menstrual esteja irregular.
Em seguida, são solicitados exames laboratoriais para avaliação da saúde em geral e hormonal. A realização de exames de imagem, como o ultrassom, por exemplo, é fundamental. Além desse exame, caso exista a suspeita de alguma patologia, o médico poderá solicitar, inclusive, uma ressonância magnética.
Existe tratamento para a amenorreia?
Sim! Mas para tal, é preciso descobrir a causa da ausência da menstruação. Se o problema estiver relacionado a um desequilíbrio hormonal, o tratamento pode exigir reposição de hormônios para ajustar ou controlar seus níveis. Já em casos de estresse e estilo de vida, será preciso rever os hábitos, como melhorar a alimentação, praticar atividade física e investir mais no autocuidado. Por fim, com o diagnóstico fechado, o ginecologista poderá recomendar o tratamento mais assertivo para restabelecer seu ciclo menstrual.
Fonte: Dra. Ana Paula Mondragon, médica ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e especialista em Medicina Fetal pelo Centro de Estudos Fetus, em São Paulo. A especialista atende, atualmente, na Clínica Premium Life, em Santo André.