Porque (e como) ensinar o poder da gratidão às crianças

Bem-estar Equilíbrio
13 de Agosto, 2021
Porque (e como) ensinar o poder da gratidão às crianças

Praticar a gratidão desde a infância é essencial, pois o gesto é um sentimento genuíno, que fortalece relações de respeito e promove a boa convivência com os demais. Por isso, entender o poder da gratidão só traz benefícios para as crianças, pois as incentiva a virarem adultos mais gentis e empáticos.

Leia também: Como proteger a saúde mental das crianças durante a quarentena

O poder da gratidão: Por que ensiná-lo às crianças?

De acordo com a doutora em psicanálise Andréa Ladislau, sentir gratidão é muito importante para que o pequeno entenda valores e limites (tanto próprios quanto alheios). “Admiração, respeito, atenção e cuidado ficam mais claros quando a gratidão é praticada desde cedo. Além disso, a criança passa a enxergar o mundo com um olhar de valorização, compreendendo qual seu papel e seu posicionamento diante das situações da vida”, ela afirma.

Ademais, o sentimento é capaz de gerar vínculos. Isso porque a gratidão favorece a liberação de hormônios (como a ocitocina) que provocam a sensação de bem-estar e reduzem o medo e a insegurança. Confira outros benefícios:

  • Mais habilidade e inteligência emocional: ser grato ajuda no desenvolvimento da empatia;
  • Relacionamentos mais saudáveis: além de firmar laços familiares e de amizade, a gratidão mantém o equilíbrio nas relações;
  • Trabalha a generosidade: é normal que crianças sejam egoístas, principalmente em relação a objetos pessoais. Desse modo, a gratidão é um sentimento que acompanha a generosidade, e ameniza comportamentos relacionados ao egoísmo;
  • Promove o amadurecimento: praticar a gratidão desenvolve habilidades emocionais que favorecem o amadurecimento saudável;
  • Diminui os valores materialistas: a criança passa a valorizar pequenas coisas que são muito mais importantes do que os aspectos materiais difundidos no dia-a-dia;
  • Aumenta os sentimentos prazerosos: simpatia, afeição, alegria e amor ao próximo, por exemplo.

Leia também: Mães de crianças pequenas sofrem mais estresse na quarentena

E se desde cedo o poder de demonstrar gratidão for ensinado aos pequenos, mais otimistas, satisfeitos e até respeitosos eles serão na vida adulta, explica a especialista. Mas como fazer isso? Andréa dá as dicas:

Dicas para ensinar o poder da gratidão às crianças

Dê o exemplo

O comportamento das crianças é um reflexo do comportamento dos pais. Demonstre gratidão para que seu filho entenda esse sentimento na prática. “Quando o pequeno o ajudar em alguma tarefa ou lhe der algum presente, agradeça-o e aproveite a oportunidade para reforçar positivamente o gesto.”

Ensine-o a valorizar as pequenas coisas

Agradecer por ter o que comer, por ter saúde ou outros privilégios que parecem simples é uma ótima forma de ensinar o poder da gratidão. Dessa forma, a criança aprende a dar valor ao que tem.

Crie momentos para exercitar a gratidão

Crie com seu filho um ritual de gratidão que pode ser feito antes de dormir. Portanto, ensine-o a recapitular o dia e falar quais foram as situações em que ele se sentiu grato e praticou a gratidão.

Leia também: Isolamento social pode desencadear depressão em crianças, diz estudo

Ensine a criança a dar sem esperar nada em troca

“A gratidão se estabelece pela prática diária e pela promoção de atitudes coerentes e conscientes. Isso porque quando a criança é orientada a dar sem esperar nada em troca, ela aprende a não ser egoísta ou individualista. Dessa forma, conseguirá ter mais leveza em suas relações”, diz a profissional.

Ensine a criança a verbalizar os agradecimentos

Expressar os sentimentos e verbalizar as emoções ajuda muito.

Promova o espírito de colaboração na criança

Ensine a criança a se colocar disponível e a ajudar seus colegas.

Leia também: Crianças autistas e isolamento social: Como lidar com os desafios

Fonte: Andréa Ladislau, doutora em psicanálise, Membro da Academia Fluminense de Letras e Pós-Graduada em Psicopedagogia e Inclusão Social.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros