Nozes: Benefícios e como consumir a oleaginosa
Nozes são da mesma família que a avelã e as castanhas, portanto, são oleaginosas e também servem como um petisco delicioso.
Ricas em vitaminas e minerais, além de ômega-3 e ômega-6, as nozes contém, com certeza, diversos benefícios à saúde. Principalmente, são fontes de boas gorduras. Não só, são ricas em vitaminas (C e E, especialmente) e minerais (manganês, zinco e potássio, por exemplo).
Elas previnem insônia, depressão e ansiedade. Também, se você tem pele seca ou cabelos, considere comer nozes, pois elas evitam a desidratação do corpo.
Além disso, graças à versatilidade, podem ser adicionadas a diversas receitas e no preparo de muitos alimentos.
- Quantidade diária: Cerca de 10 unidades pequenas sem casca (30 g).
- Atenção: Prefira in natura e evite as versões caramelizadas.
- Calorias: 698 (em 100 g)
Leia também: Benefícios das oleaginosas para a saúde
Nozes: Benefícios
Ajuda no emagrecimento
Devido ao seu alto teor de gordura boa, a noz está intimamente associada ao processo (saudável) de emagrecimento. Assim, recomenda-se que ela seja adicionada na dieta, não apenas com o fim de perder peso, mas por conter tantas propriedades excelentes para a saúde. Além disso, promove a sensação de saciedade.
Diminui o colesterol
Devido à presença de gordura boa em sua composição, acredita-se que seu consumo esteja ligado a diminuição dos níveis de colesterol (LDL) no organismo. ou seja, ajuda a aumentar o nível de colesterol bom. Por isso, as oleaginosas são conhecidas por “proteger o coração”.
Leia mais: Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Combate o estresse
Ricas em ômega-3, ajudam a combater o estresse, a ansiedade e sintomas da depressão. Além disso, alivia a fadiga (cansaço) e rende bastante energia. Assim, entre tantos benefícios, mais alguns merecem destaque: melhora das funções cognitivas, melhora da circulação sanguínea, fortalecimento da imunidade, ação digestiva etc.
Leia mais: Alimentos que aliviam o estresse
Como consumir nozes
As nozes podem ser adicionadas nas mais diversas receitas e, claro, consumidas como petisco:
- Massas
- Saladas
- Risoto
- Bolos e doces
- Receitas veganas (exemplo: strogonoff de nozes)