Nefrologista: quando procurar e diferença do urologista

Saúde
12 de Setembro, 2022
Nefrologista: quando procurar e diferença do urologista

O nefrologista é o médico clínico que cuida das doenças relacionadas aos rins. Esses órgãos controlam a pressão e a eliminação do “lixo” do corpo, além de fabricarem a vitamina D3 e o hormônio chamado eritropoetina, que dá o comando para a medula óssea produzir o glóbulo vermelho. Assim, o nefrologista pode diagnosticar e tratar doenças decorrentes da falha dos processos citados, como cálculo renal, pressão alta, diabetes, anemia, reumatismo e diversas outras.

Quando se deve procurar um nefrologista?

De acordo com o Prof. Dr. Carlos Machado, nefrologista e especialista em medicina preventiva, o ideal é que todo paciente faça um acompanhamento com um bom clínico geral. Assim, caso ele detecte complicações renais, o nefrologista deve ser consultado.

O médico alerta para o acompanhamento preventivo já que os problemas nos rins costumam ser silenciosos, ou seja, não apresentam sintomas. “Nós temos dois rins, cada um com um milhão de filtros, mas nós só precisamos de 20% disso. Os demais estão lá para situações de emergência, como em caso de infecção, gripe, ou desidratação”, explica o especialista. Assim, é difícil perceber que há falhas nesses órgãos fora de uma consulta.

“Mas, é preciso fazer uma consulta médica preventiva três vezes ao ano. Pois, é nesse atendimento que conseguimos detectar o problema do rim para tratar e evitar que isso evolua para uma falência renal total”, completa.

Doenças tratadas pelo nefrologista

O expert está apto a acompanhar e prescrever tratamentos para o restabelecimento da saúde renal:

  • Insuficiência renal causada por outras doenças, como hipertensão e diabetes;
  • Episódios recorrentes de infecção urinária e de cálculos renais pequenos, que não precisam de cirurgia;
  • Além disso, nefrite;
  • Incontinência urinária;
  • Acompanhamento pós-transplante renal;
  • Por fim, câncer nos rins: neste caso, o nefrologista monitora e prescreve tratamentos não cirúrgicos. Mas, se houver a necessidade de cirurgia, o urologista será o profissional responsável pelo procedimento.

Sintomas que exigem consulta

  • Dor ao urinar: o desconforto é sinal de inflamação ou infecção que inspira cuidados médicos;
  • Alteração na cor e aparência da urina: espumosa, turva, escura e/ou avermelhada são características que devem ser analisadas pelo médico;
  • Por fim, problemas no volume da urina: fazer muito ou pouco xixi são sinais importantes para recorrer ao especialista.

O que o nefrologista faz na primeira consulta?

O médico avalia o paciente e costuma pedir basicamente exames de sangue e urina. No exame de sangue, ele analisa ureia, creatinina, sódio, potássio, ácido úrico e cálcio. Além disso, também é verificada a parte metabólica, como pâncreas e fígado. Um ultrassom também pode ser solicitado para avaliar o tamanho dos rins.

Qual a diferença entre nefrologia e urologia?

O nefrologista é o médico clínico que cuida das doenças relacionadas aos rins. Já o urologista é o cirurgião que opera rim, próstata e pênis. Assim, a diferença básica é que o primeiro médico é clínico e, o segundo, um cirurgião, como afirma o Prof. Dr. Carlos Machado.

Fonte: Prof. Dr. Carlos Machado, Clínico Geral especialista em Medicina Preventiva/ Nefrologista.

Carlos Machado, médico e professor formado pela EPM-UNIFESP em Nefrologia, Medicina Geral Preventiva e do Envelhecimento, UTI, Saúde Pública e Administração Hospitalar. Instagram: @drcarlosmachado.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração