Naturopatia: Conheça os tratamentos e abordagens

Bem-estar Equilíbrio
19 de Junho, 2020
Naturopatia: Conheça os tratamentos e abordagens

A naturopatia é uma forma de assistência médica que combina tratamentos tradicionais com a ciência moderna. Essa abordagem inclui diversas técnicas e terapias não invasivas, como massagens, acupuntura, exercícios e aconselhamento nutricional.

Dessa maneira, a naturopatia tem como objetivo a prevenção holística e diagnóstico e tratamento abrangentes. Além disso, usando uma variedade de métodos alternativos de diagnóstico, o naturopata pode frequentemente identificar com precisão uma predisposição, antes do início da doença aguda, e tratar o paciente com terapias específicas e mudanças no estilo de vida do paciente.

Princípios da naturopatia:

  • Autocura: Identificar e remover obstáculos à recuperação, assim, permite a cura natural.
  • Sintomas subjacentes: Em vez de interromper os sintomas, um naturopata pode resolver problemas físicos ou mentais subjacentes tratando o corpo, a mente e o espírito.
  • Tratamento não invasivo: Os planos de tratamento não devem ter efeitos colaterais prejudiciais ou controlar os sintomas negativamente.
  • Tratamento holístico: Um naturopata deve reconhecer a individualidade para tratar todos os aspectos da saúde de uma pessoa de forma eficaz.
  • Educação no tratamento: Os naturopatas ensinam o autocuidado para ajudar a capacitar as pessoas contra problemas de saúde.
  • Prevenção: É bom remover substâncias tóxicas do estilo de vida para evitar problemas.

Leia também: Óleos essenciais para combater ansiedade

Como funciona

Embora os métodos usados pelos profissionais da naturopatia variam, as consultas geralmente seguem uma prática semelhante. Desse modo, o especialista normalmente começa avaliando o paciente. Nesta parte do processo, ele fará perguntas sobre informações pessoais, incluindo hábitos de vida, níveis de estresse e dieta.

Em alguns casos, podem ser feitas avaliações, exames laboratoriais, imagens médicas e exames de histórico médico para diagnosticar um problema de saúde.


Dito isso, após obter o diagnóstico, o profissional estabelecerá a melhor maneira de prevenir e tratar o problema de saúde, usando os sistemas naturais de cura do corpo.

Leia também: Terapia vibracional: O que é e quais os benefícios

Quem pode fazer o tratamento?

Na maioria das vezes, a naturopatia não é a primeira escolha para tratamento da saúde uma pessoa. Portanto, os pacientes costumam buscar essa abordagem apenas quando os tratamentos tradicionais com remédios ou complementares não são eficazes.

Segundo uma revisão de estudos, a naturopatia pode ser eficaz em:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes tipo 2;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Outras condições crônicas.

Benefícios

Os métodos da naturopatia, em conjunto com a medicina moderna, permite que o corpo ative mecanismos de autocura. Por fim, o tratamento de saúde com essa abordagem pode ser uma alternativa mais barata que os tratamentos convencionais.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas