Musculação queima mais calorias do que cardio, mostra estudo

Bem-estar Movimento
30 de Outubro, 2023
Musculação queima mais calorias do que cardio, mostra estudo

Sabe aquele treino de força intenso, que você sai pingando? De acordo com pesquisadores da Universidade de Stanford, é ele que vai te ajudar a emagrecer. Isso porque, segundo os cientistas, a musculação queima mais calorias do que um treino de cardio, como andar de bike ou subir escada. O ganho também é maior em termos de construção muscular e na manutenção do açúcar no sangue. Entenda mais sobre a pesquisa.

Leia mais: Principais lesões da musculação e como evitá-las

Musculação queima mais calorias: detalhes sobre o estudo

Publicado na revista científica da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes, a pesquisa levou em conta pessoas com diabetes tipo 2. Assim, ao longo de nove meses, cerca de 200 participantes realizaram diferentes tipos de exercícios, incluindo musculação, cardio ou uma combinação de ambos.

O grupo que se dedicou exclusivamente ao treinamento de força, realizando exercícios como desenvolvimento de ombros e leg press três vezes por semana, apresentou uma evolução superior em comparação àqueles que ficaram apenas na esteira ou na bicicleta ergométrica.

Além disso, eles perderam mais gordura e tiveram aumento na massa muscular, bem como uma consistência notável nos níveis de açúcar no sangue.

Combinar musculação com cardio é a receita ideal

O estudo ainda enfatizou que, embora o cardio “tenha seu lugar”, a musculação  traz ainda mais vantagens, já que queima mais calorias. Isso ocorre porque o treino de força constrói tecido muscular, que consome mais energia, resultando em uma queima mais eficaz.

De todo modo, a pesquisa não recomenda abandonar as atividades aeróbicas. Isso porque, segundo os especialistas, o cardio e a musculação trabalham juntos para a longevidade. Ou seja, além de ter músculos e ossos fortes, também é importante que os pulmões e coração funcionem bem. Nesse caso, os exercícios cardiovasculares são fundamentais.

Por fim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 30 minutos de atividade física, praticada no maior número de dias por semana, sempre reservando pelo menos um para o descanso. Esse tempo pode ser fracionado ao longo do dia, como em três sequências de 10 minutos.

Alimentação e Movimento
Quer treinar em casa, mas não sabe como começar? Baixe o app da Vitat e tenha acesso a programas gratuitos para colocar o corpo em movimento!

 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente