Musculação emagrece ou não? Tire suas dúvidas
:format(webpp))
Ao iniciar os treinos, as pessoas acabam se perguntando se a musculação emagrece ou não. Talvez essa seja uma das maiores dúvidas entre os frequentadores de academia.
Antes de mais nada, é importante frisar que, sim, a musculação emagrece. Mas esse processo depende de outros fatores, como a alimentação balanceada e a junção de exercícios aeróbicos.
As atividades aeróbicas como corrida, natação e bicicleta são conhecidas por ajudarem no processo de emagrecimento. Contudo, a musculação também é fundamental para perder calorias. Isso porque quando os músculos são exigidos, eles necessitam de uma grande quantidade de energia. Consequentemente, mais calorias são gastas.
Leia também: Musculação: O que é musculação, tipos e benefícios
Para emagrecer de modo saudável, não é necessário apenas perder alguns quilos na balança. Mas sim, ganhar massa muscular e diminuir a gordura com a ajuda da musculação.
Conforme ocorre o aumento da massa magra por meio da musculação, o nosso organismo fica responsável por acelerar o metabolismo de 17 a 25 vezes mais. Portanto, quanto mais músculos, maior será o gasto calórico.
Leia também: Exercício aeróbico ou musculação: O que queima mais calorias?
Comprovação científica: Musculação emagrece
Com o objetivo de chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, analisaram os resultados de 58 pesquisas relacionadas ao treinamento de resistência.
A análise contou com a participação de 3.000 pessoas. Dessa maneira, os participantes treinaram cerca de 2 a 7 vezes por semana, por volta de 45 a 60 minutos. Os especialistas analisaram os voluntários após a prática de musculação. Assim, os dados mostraram que houve uma perda de gordura de aproximadamente 1,4%. Isto é, o mesmo valor obtido com atividades aeróbicas.
Outro estudo, publicado no jornal científico International Journal of Exercise Science, analisou o efeito do treinamento resistido em mulheres adultas sedentárias. Dessa maneira, foi descoberto que levantar peso eleva a taxa metabólica basal (a energia mínima que o organismo precisa para funcionar).

