Mouth Taping: Médica comenta riscos de tapar a boca para dormir

Saúde
31 de Agosto, 2022
Mouth Taping: Médica comenta riscos de tapar a boca para dormir

O TikTok já atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. No Brasil, 82% dos usuários entrevistados pela Opinion Box revelaram acessar a plataforma pelo menos uma vez ao dia. Enquanto isso, 39% afirmaram entrar várias vezes, e 12% assumiram deixar o aplicativo aberto durante todo o dia. A rede se tornou um ambiente de muita troca, uma vez que os usuários compartilham receitas, coreografias, dicas e curiosidades sobre assuntos diversos. Entretanto, algumas publicações, apesar de ganharem bastante visibilidade, não são seguras – sobretudo quando incentivam práticas que podem ser prejudiciais para a saúde. Recentemente, uma nova tendência de tapar a boca para dormir ganhou notoriedade na rede. A hashtag Mouth Taping soma, inclusive, quase 30 milhões de visualizações.

A trend recomenda o uso de uma fita na boca com o intuito de garantir que a respiração ocorra pelo nariz durante o sono. A internauta Isabelle Lux compartilhou no aplicativo os malefícios de respirar pela boca, citando, por exemplo, mau-hálito, doença gengival, confusão mental e sistema imunológico enfraquecido. Por isso, ela indica o uso da fita.

A respiração nasal é, de fato, a forma ideal de inspirar e expirar o ar, inclusive, durante o sono. Entretanto, de acordo com a otorrinolaringologista Lya Molina, aderir ao Mouth Taping pode não ser a melhor opção.

“Esse método nunca vai ser indicado pelo médico porque, se você não está respirando pelo nariz, algo está acontecendo, então precisamos avaliar, não simplesmente tapar a boca”, afirma.

Mouth taping: existem riscos?

Primeiramente, existe a possibilidade de uma pessoa que já respira naturalmente pelo nariz se submeter a essa prática, o que não é interessante. Além disso, a médica explica que quando a respiração é feita pela boca, se faz necessária a investigação da causa. “A boca pode ser o único local que a pessoa está conseguindo respirar. Assim, tudo isso precisa ser avaliado”.

Os riscos associados à prática podem ser variados, sobretudo se houver a presença de obstrução em algum local. “Vai depender do caso, por exemplo, se a pessoa tem apneia, se tem adenoide grande, se tem só uma obstrução nasal”, aponta a especialista.

Respirar pela boca faz mal?

O Mouth Taping se popularizou na plataforma de vídeos justamente por garantir uma melhor noite de sono para aqueles que têm dificuldade em respirar pelo nariz. A importância da respiração nasal se deve à função do órgão do aparelho respiratório de umidificar, aquecer e filtrar o ar. A boca, por outro lado, não possui essas atribuições.

Leia também: Respirar pela boca: conheça as causas, riscos e como tratar

Como melhorar a respiração

De qualquer forma, a importância da respiração pelo nariz não justifica a adoção de métodos caseiros e sem respaldo profissional. Por isso, antes de qualquer coisa, Lya recomenda a consulta com um otorrino. “Ele vai investigar rinopatias, desvios de septo e outras alterações que podem causar obstrução nasal”, comenta.

Fonte: Lya Molina, otorrinolaringologista do Grupo HealthSculp

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de carros passando por uma enchente
Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030 

criança com sobrepeso comendo uma batata frita
Alimentação Bem-estar Saúde

Uma a cada três crianças brasileiras está acima do peso, diz estudo

Pesquisa aponta que a taxa de sobrepeso entre as crianças brasileiras cresceu nos últimos anos. Além disso, elas estão cerca de 1cm maiores do que as

atualizar a caderneta de vacinação
Saúde

Atualizar a caderneta de vacinação não é só para a criança; jovens e adultos também precisam se imunizar 

O Programa Nacional de Imunizações possui recomendações específicas para diferentes faixas etárias