Mosquitos têm pessoas preferidas para picar, segundo estudo

Saúde
25 de Outubro, 2022
Mosquitos têm pessoas preferidas para picar, segundo estudo

Você já se perguntou por que certas pessoas são alvos constantes das picadas de insetos, enquanto outras são praticamente imunes a essas investidas? Pois um estudo publicado na revista Cell sugere que os mosquitos têm pessoas preferidas para picar.

Veja também: Afinal, é possível engravidar na menopausa, como Claudia Raia?

Por que os mosquitos têm pessoas preferidas para picar?

Em síntese, a explicação está no cheiro que exalamos pela pele. Ou seja, alguns indivíduos produzem determinados tipos de ácidos na pele que, em altas quantidades, atraem os insetos. A princípio, tais substâncias são um subproduto da digestão das bactérias naturalmente presentes em nossa pele, que geram um odor irresistível para os mosquitos.

Entretanto, a produção de ácidos varia de pessoa para pessoa, e ainda não existem meios para eliminá-los sem prejudicar a saúde da pele. Por outro lado, o resultado da experiência será útil para desenvolver repelentes mais eficazes.

Além disso, os pesquisadores acreditam que outros estudos poderão ajudar a encontrar formas de controlar a atividade das bactérias na pele — ou até mesmo reduzi-las.

Como o estudo foi feito?

Para descobrir que os mosquitos têm pessoas preferidas para picar, os cientistas reuniram 64 indivíduos e analisaram o comportamento do Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, zika e febre amarela.

“As fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti têm um forte impulso inato para caçar humanos. Por exemplo, elas usam pistas sensoriais, incluindo dióxido de carbono (CO2), calor corporal e odor da pele. Embora o CO2 e o calor sejam estímulos genéricos que significam um animal vivo de sangue quente, o odor da pele entrega se o alvo é um humano ou não”, afirma um trecho da pesquisa para justificar a escolha da espécie.

Os participantes utilizaram meias de nylon nos braços e pernas por um tempo. Logo após o uso, os cientistas vestiram as meias em compartimentos diferentes e soltaram os mosquitos no local.

Então, observaram a concentração maior em algumas meias do que em outras. Por fim, analisaram todas as amostras e constataram que o os materiais mais atraentes continham maior concentração dos ácidos.

Apesar dos resultados promissores, que até então se resumiam em hipóteses sobre tipo sanguíneo favorito e alimentação, os pesquisadores reforçam a necessidade de testar o experimento com outras espécies de mosquito.

Afinal, cada inseto pode apresentar um comportamento distinto e não há clareza sobre qual substância se destaca entre os animais.

Como prevenir a picada de mosquitos?

Agora que a ciência provou que os mosquitos têm pessoas preferidas para picar, pode ser mais fácil de apostar em cuidados específicos. Portanto, se você é o “prato principal” de insetos, invista em repelentes ao frequentar áreas como praias, matas e parques.

Além disso, utilize roupas que cubram pernas, braços e pés, que são mais vulneráveis às picadas. Em casa, vale instalar telas antimosquitos em janelas e locais abertos — principalmente se você vive em regiões de infestação. Dessa forma, é possível evitar a importunação dos mosquitos.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

 

 

 

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite