Morte súbita em adultos: jogador do Bahia morre após passar mal

Saúde
11 de Agosto, 2023
Morte súbita em adultos: jogador do Bahia morre após passar mal

O atacante do time de futebol Bahia de Feira, o Deon, faleceu após passar mal em um treinamento de rotina. De acordo com o jornal baiano “A Tarde”, o atleta de 36 anos teria sofrido um “mal súbito” – na verdade, o termo mais adequado seria “morte súbita”. Deon chegou a ser encaminhado a um hospital da região, mas não resistiu. Saiba mais sobre o problema e suas possíveis causas:

Mal súbito ou morte súbita

Muita gente acha que “mal súbito” refere-se ao falecimento repentino de alguém. Mas na verdade, o termo correto para o acontecimento é “morte súbita”. Isso porque o mal súbito é usado para descrever uma reação do organismo (que pode envolver desmaios, convulsões e perda de consciência) a algum problema (geralmente, grave), mas não necessariamente é fatal.

No caso da morte súbita, a causa mais comum em adultos é a doença arterial coronariana. Ela gera o infarto agudo do miocárdio, uma condição que aumentou muito entre 2008 e 2022. Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), as internações por infarto cresceram mais de 150% nesse período. Em nota, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) confirmou que esse também foi o motivo do falecimento do jogador.

Também conhecido popularmente como ataque cardíaco, o infarto ocorre quando o fluxo de sangue para o coração é interrompido ou comprometido. Normalmente, o infarto acontece por causa de uma obstrução de vasos e artérias que transportam sangue ao coração. A princípio, os responsáveis por esse bloqueio são placas de gordura ou coágulos que atrapalham a circulação de sangue e oxigênio para o órgão.

Os sintomas mais comuns incluem sensação de aperto e queimação no peito, falta de ar, suor excessivo, tontura, vômitos e, em alguns casos, perda temporária da consciência. Contudo, às vezes esses sinais não aparecem ou não são tão evidentes, o que aumenta o risco de complicações.

Leia também: Lesão do jogador argentino: o que houve e como é o tratamento

Outros dados

Uma cartilha do Incor (Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP) afirma que a maioria das vítimas de morte súbita encontra-se em sua idade mais produtiva – e mais de 95% dos falecimentos ocorrem fora do ambiente hospitalar.

“Entre jovens, a liberação de adrenalina durante a prática de atividade física, associada a anomalias cardíacas ou ao uso indevido de drogas ilegais, é o fator desencadeante de distúrbios do ritmo cardíaco, tais como fibrilação ventricular, levando à parada cardíaca”, aponta o documento.

A morte cerebral (completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro), começa entre quatro e seis minutos após o infarto. E as chances de sobrevida são reduzidas em cerca de 10% a cada minuto que se passa sem atendimento médico (geralmente feito com choque elétrico, isto é, desfibrilação).

A melhor forma de prevenir qualquer imprevisto com relação à saúde do coração é realizando exames periódicos e consultas regulares com um cardiologista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte