EUA vão investigar caso de morte por gripe suína no Paraná

Saúde
23 de Junho, 2023
EUA vão investigar caso de morte por gripe suína no Paraná

O CDC (Centers for Disease Control and Prevention), órgão de fiscalização dos EUA, anunciou que vai investigar a morte por gripe suína que aconteceu recentemente no Paraná. Trata-se do primeiro caso fatal da doença registrado em 2023 no país, e por isso, a instituição analisará amostras da variante do vírus H1N1 que acometeu a mulher brasileira.

O objetivo é identificar possíveis mutações e entender como ocorreu o contágio da paciente. Segundo informações, ela tinha 42 anos, diagnóstico prévio de câncer e vivia perto de uma fazenda de suínos.

Leia também: Fiocruz confirma primeira morte por influenza suína no país em 2023

Morte por gripe suína: o que se sabe até agora

O vírus encontrado na mulher aparenta ser semelhante a outros vírus de H1N1 registrados no Brasil em 2021 e 2022. Em nenhum caso, incluindo esse, houve a transmissão entre humanos, o que seria um cenário mais arriscado no que diz respeito à disseminação da doença.

Os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) exigem a investigação de todas as infecções humanas por gripe suína desde 2009 (quando ocorreu o surto). A própria OMS divulgou um comunicado sobre a situação.

“Com base nas informações atualmente disponíveis, a OMS considera este um caso esporádico, não havendo evidências de transmissão pessoa a pessoa deste evento. A probabilidade de disseminação em nível comunitário entre humanos e/ou disseminação internacional de doenças entre humanos é baixa”, tranquilizou a nota.

Os sintomas da gripe suína costumam ser os mesmos de várias síndromes respiratórias. Por exemplo: tosse, febre, dor no corpo, espirros, prostração (ficar sem forças e sem ânimo), dificuldades para respirar, coriza e mal-estar geral. O tratamento geralmente inclui medicamentos para aliviar os incômodos e isolamento da pessoa infectada.

Para evitar que a influenza afete humanos, é necessário que fazendas, granjas ou qualquer local com atividade de suinocultura atentem-se para a testagem dos animais e a adoção de medidas de biossegurança, como bons hábitos de higiene e vacinação dos porcos. Até o momento, não existem vacinas para evitar infecções por influenza suína em humanos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite