EUA vão investigar caso de morte por gripe suína no Paraná

Saúde
23 de Junho, 2023
EUA vão investigar caso de morte por gripe suína no Paraná

O CDC (Centers for Disease Control and Prevention), órgão de fiscalização dos EUA, anunciou que vai investigar a morte por gripe suína que aconteceu recentemente no Paraná. Trata-se do primeiro caso fatal da doença registrado em 2023 no país, e por isso, a instituição analisará amostras da variante do vírus H1N1 que acometeu a mulher brasileira.

O objetivo é identificar possíveis mutações e entender como ocorreu o contágio da paciente. Segundo informações, ela tinha 42 anos, diagnóstico prévio de câncer e vivia perto de uma fazenda de suínos.

Leia também: Fiocruz confirma primeira morte por influenza suína no país em 2023

Morte por gripe suína: o que se sabe até agora

O vírus encontrado na mulher aparenta ser semelhante a outros vírus de H1N1 registrados no Brasil em 2021 e 2022. Em nenhum caso, incluindo esse, houve a transmissão entre humanos, o que seria um cenário mais arriscado no que diz respeito à disseminação da doença.

Os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) exigem a investigação de todas as infecções humanas por gripe suína desde 2009 (quando ocorreu o surto). A própria OMS divulgou um comunicado sobre a situação.

“Com base nas informações atualmente disponíveis, a OMS considera este um caso esporádico, não havendo evidências de transmissão pessoa a pessoa deste evento. A probabilidade de disseminação em nível comunitário entre humanos e/ou disseminação internacional de doenças entre humanos é baixa”, tranquilizou a nota.

Os sintomas da gripe suína costumam ser os mesmos de várias síndromes respiratórias. Por exemplo: tosse, febre, dor no corpo, espirros, prostração (ficar sem forças e sem ânimo), dificuldades para respirar, coriza e mal-estar geral. O tratamento geralmente inclui medicamentos para aliviar os incômodos e isolamento da pessoa infectada.

Para evitar que a influenza afete humanos, é necessário que fazendas, granjas ou qualquer local com atividade de suinocultura atentem-se para a testagem dos animais e a adoção de medidas de biossegurança, como bons hábitos de higiene e vacinação dos porcos. Até o momento, não existem vacinas para evitar infecções por influenza suína em humanos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.

mãos de mulher separando pílulas ao lado de um prato de salada
Bem-estar Saúde

Suplementar estas vitaminas na menopausa ajuda a aliviar sintomas e prevenir complicações

A partir do climatério, o organismo demanda um aporte de nutrientes ampliado. Confira quais são as melhores vitaminas para a menopausa

equipamentos para dieta enteral
Alimentação Bem-estar Saúde

Guia da dieta enteral (alimentação por sonda): tipos, como fazer e cuidados

Entenda a forma de alimentação para pacientes que não conseguem (ou não podem) comer pela boca