Fiocruz confirma primeira morte por influenza suína. Entenda

Saúde
21 de Junho, 2023
Fiocruz confirma primeira morte por influenza suína. Entenda

A FioCruz – Fundação Osvaldo Cruz, confirmou hoje (21), a morte de uma paciente em decorrência de infecção por vírus influenza A (H1N1), de origem suína. Segundo informações da instituição, a vítima tinha câncer e vivia em uma fazenda de suínos na cidade de Toledo, no Paraná. 

Os sinais de infecção começaram no dia 1º de maio, quando a paciente apresentou febre, dor de garganta, dor abdominal e dor de cabeça. Já no dia 3 de maio, o quadro evoluiu significativamente e houve a hospitalização por infecção respiratória aguda grave. Em seguida, no dia 4, a paciente chegou a ser transferida para uma UTI – Unidade de Terapia Intensiva, mas não resistiu e faleceu no dia seguinte. 

Durante a internação da paciente, o Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) coletou amostras para realizar o teste de influenza e SARS-CoV-2. Contudo, os resultados detectaram que a infecção, na verdade, se tratava de um vírus A, H1. Em seguida, foram realizados exames mais aprofundados para sequenciamento genômico, quando se confirmou que se tratava de um vírus suíno. 

De acordo com as investigações epidemiológicas, o momento da infecção ainda é uma incógnita, já que a paciente não teve contato direto com porcos. Dois de seus contatos próximos trabalhavam na fazenda de suínos. Contudo, essas duas pessoas não desenvolveram doença respiratória e testaram negativo para influenza. Até o momento, nenhuma transmissão de humano para humano associada a este caso foi identificada. 

Influenza suína em humanos

A OMS – Organização Mundial da Saúde, avalia o caso como baixo o risco de transmissão comunitária. Isso significa que a transmissão da influenza entre porcos e humanos acontece ocasionalmente, tanto que este foi o primeiro caso confirmado em 2023 no Brasil. Contudo, existem registros de contaminações anteriores, em 2021 e em 2022. O contágio acontece por meio de secreções contaminadas, como por exemplo descarga nasal e pelo ar. 

Para evitar que a influenza afete humanos, é necessário que as fazendas, granjas ou qualquer local com atividade de suinocultura, atentem-se a testagem dos animais e adoção de medidas de biossegurança, como bons hábitos de higiene e vacinação dos porcos. Até o momento, não existem vacinas para evitar infecções por influenza suína em humanos. 

Veja também: Vitaminas para aumentar a imunidade e evitar gripes e resfriados

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite