Monique Alfradique adere ao congelamento de óvulos. Entenda o procedimento

Gravidez e maternidade Saúde
24 de Fevereiro, 2023
Monique Alfradique adere ao congelamento de óvulos. Entenda o procedimento

A atriz e apresentadora Monique Alfradique, de 36 anos, revelou recentemente que optou por congelar os seus óvulos para tornar o sonho de ser mãe possível futuramente. O procedimento consiste em captar os óvulos da mulher e submetê-los ao processo de vitrificação, o que permite preservar a fertilidade e planejar qual é o melhor momento para conceber o bebê.

Em uma entrevista recente, a atriz afirmou que a decisão de congelar os óvulos foi uma forma de analisar o que quer para vida e adiantar seus planos.

“Não é uma segurança. […] mas acho que é um cuidado que você tem com você, com o seu futuro. De uma certa forma, a gente tenta analisar o que quer sem essa pressão externa. Não tem como ter certeza de que vai dar certo, mas é importante e fiz previamente [a coleta de óvulos] para mim. É algo para eu poder ter liberdade de escolha no futuro. Uma forma de precaução apesar de sabermos que não é uma certeza”, comenta a atriz. 

Atualmente, a atriz vive um momento agitado da carreira. Após o lançamento do filme “Bem-vindo à Quixeramobim”, ela voltará aos palcos esse ano com seu espetáculo “Como Ter Uma Vida Quase Normal”.

Além de Monique Alfradique, outras famosas também optaram pelo mesmo procedimento, como Tatá Werneck, Paolla Oliveira e Nanda Costa. Mas afinal, como funciona o procedimento? Continue lendo e entenda.

Veja também: Fertilização in vitro: Confira dicas de como se preparar para esse momento

Congelamento de óvulos de Monique Alfradique 

Sacrificar a maternidade em prol de investir em outros planos profissionais não precisa mais ser uma realidade. Com o avanço da tecnologia no âmbito da medicina, a mulher pode desfrutar de mais liberdade e flexibilidade ao escolher o melhor momento de dar à luz. Mas para isso, é necessário ter um planejamento.

Dessa forma, o congelamento de óvulos é uma das melhores estratégias de preservação da fertilidade para mulheres que decidiram adiar a gestação por motivos pessoais, emocionais, financeiros ou profissionais, afinal, a idade é um fator preponderante quando o assunto é fertilidade.

De acordo com o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana,a queda na fertilidade feminina ocorre após os 30 anos e de forma mais acentuada após os 35 anos. Isso acontece devido ao fato da mulher já nascer com todo o estoque de óvulos que será utilizado durante toda a vida reprodutiva e, ao longo do tempo, há queda da quantidade e da qualidade dos óvulos, com mais erros genéticos, dificultando a gestação e aumentando o risco de abortos espontâneos”. 

Como funciona a técnica?

O congelamento é feito através de uma técnica chamada “criopreservação”, que pode ser feita em óvulos, tecido ovariano, espermatozoides e embriões. Na temperatura de -196ºC, esses organismos mantêm seu metabolismo completamente inativado, mas preservando um desenvolvimento potencial e viabilidade.

De acordo com o Dr. Rodrigo Rosa, explica como o procedimento é realizado:

“Embora o espermatozóide e os embriões sejam fáceis de congelar, o óvulo é a maior célula do corpo humano e contém uma grande quantidade de água. Quando congelados, formam cristais de gelo que podem destruir a célula. Com o passar dos anos, aprendemos que devemos desidratar o ovo e substituir a água por um “anticongelante” antes do congelamento para evitar a formação de cristais de gelo”.

Quem deve considerar o congelamento de óvulos?

O congelamento de óvulos pode ser benéfico por uma série de razões para as mulheres que desejam preservar sua fertilidade para o futuro. Assim, as motivações podem incluir:

  • Questões de saúde;
  • Pacientes com diagnóstico de câncer ou endometriose;
  • Objetivos educacionais e profissionais;
  • Decisão pessoal;
  • Mulheres com histórico familiar de menopausa precoce.

“O congelamento de ovos oferece uma chance de preservar os ovos antes que eles se esgotem”, explica o especialista.

Qual a idade mais indicada para congelar os óvulos?

Quanto mais jovem a mulher realizar o congelamento, maior será a chance de o óvulo gerar um bebê, explica o Dr. Rodrigo. Por isso, não existe uma idade que contraindique o congelamento. Porém, o ideal é que seja realizado até os 35 anos, pois assim as taxas de sucesso são maiores.

O especialista alerta ainda que é possível congelar os óvulos até 41 ou 42 anos. No entanto, após os 43 anos, a probabilidade de o óvulo gerar um bebê é muito reduzida. Então, o ideal é que o procedimento seja feito até os 35 anos.

“Mas vale o ditado ‘antes tarde do que mais tarde’. Por exemplo, para mulheres que já possuem 39 anos e não tem previsão de gravidez a curto prazo, o melhor é congelar os óvulos o quanto antes. É melhor ter 15 a 20% de chance de ter um bebê do que passar o tempo e, quando houver possibilidade de gestação aos 42, 43 ou 45 anos, não ter feito nada e acabar com chance de gravidez de 1%”, afirma o médico.

O congelamento de óvulos de Monique Alfradique é seguro?

A resposta é sim! O procedimento é considerado seguro e, de acordo com o médico, o maior estudo publicado com mais de 900 bebês de óvulos congelados não mostrou aumento na taxa de defeitos congênitos quando comparado à população em geral.

Além disso, os resultados de um estudo não mostraram taxas aumentadas de defeitos cromossômicos entre embriões derivados de óvulos congelados em comparação com embriões derivados de óvulos frescos. Em 2014, um novo estudo mostrou que as complicações na gravidez não aumentaram após o congelamento dos óvulos. Também houve mais de 300.000 crianças nascidas em todo o mundo de embriões congelados usando principalmente técnicas de criopreservação de congelamento lento, sem um aumento de defeitos congênitos.

Fonte: Dr. Rodrigo Rosa, médico ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana e sócio-fundador e diretor clínico da clínica Mater Prime, em São Paulo, e do Mater Lab, laboratório de Reprodução Humana. 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!