Mewing, trend do TikTok de exercícios faciais, traz riscos

Saúde
09 de Janeiro, 2023
Mewing, trend do TikTok de exercícios faciais, traz riscos

A plataforma TikTok lança, com frequência, tendências no mínimo duvidosas. Agora, a moda da vez é o chamado Mewing. Tratam-se de exercícios com a língua, de mastigação e postura que prometem melhorias estéticas para o rosto. Há quem diga, por exemplo, que é possível acabar com a papada.

O movimento mais famoso na rede social é aquele no qual a pessoa posiciona e pressiona a língua contra o céu da boca, mantendo os lábios fechados. Contudo, praticar esse tipo de exercício sem a avaliação e a indicação de um profissional qualificado pode não só ser inútil, como também provocar alterações musculares como forma de compensação. Confira:

Leia também: Desafio que promete secar barriga está bombando no TikTok

O que é o mewing?

Inicialmente chamado de orthotropics, o Mewing nasceu em 1960 graças ao ortodontista britânico John Mew. O intuito era melhorar dentes tortos de crianças. Com o tempo, o seu filho Mike Mew, também ortodontista, passou a aplicar a técnica em seus pacientes.

A ideia geral baseia-se em praticar exercícios específicos com a boca e adotar mudanças posturais, na dieta e de respiração para corrigir alguns problemas estéticos e funcionais do rosto. Por exemplo: melhorar a mordida, otimizar a acomodação dos dentes e até diminuir a papada. Além disso, os dois profissionais também defendem o uso de um aparelho removível denominado Biobloc.

De acordo com seus defensores, o Mewing seria importante pois acredita que a mandíbula humana teria ficado mais fraca com o tempo devido à introdução de alimentos ultraprocessados e de fácil mastigação. John Mew dizia até que a maioria dos problemas ortodônticos seria resultado da evolução, e não causada por questões genéticas.

Poréns

Contudo, a técnica não é unânime entre os especialistas. Na verdade, o portal MedicalNewsToday afirmou que John perdeu recentemente sua licença profissional por conta de suas condutas na internet. Ele não só criticava os tratamentos ortodônticos tradicionais, como compartilhava práticas e crenças nada convencionais.

Todos os supostos benefícios do Mewing encontram-se na internet e no TikTok, o que não garante que eles sejam verdadeiros ou que tenham respaldo científico.

Além disso, todo e qualquer problema de respiração, deglutição, mastigação e fala deve ser devidamente avaliado por um especialista (seja um dentista, um otorrino ou um fonoaudiólogo, por exemplo). Afinal, cada paciente irá precisar de um tratamento específico (que pode incluir exercícios e, em alguns casos, cirurgias).

Por fim, é importante lembrar que grande parte do público das redes sociais é composta por adolescentes que ainda estão em fase de desenvolvimento corporal e cujas mandíbulas ainda crescerão até certa idade (18 anos para os meninos e 16 para as meninas, geralmente).

Referência: Everything you need to know about mewing, MedicalNewsToday.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!