Menino faz CrossFit e levanta 92 kg de peso aos 12 anos; há riscos?

Bem-estar Movimento
05 de Abril, 2023
Menino faz CrossFit e levanta 92 kg de peso aos 12 anos; há riscos?

Com apenas 12 anos, Cauzinho impressiona por ter físico de atleta e pela força. Diferentemente de muitos garotos de sua idade, ele passa seu tempo se dedicando aos treinos de CrossFit, modalidade apresentada por seu pai em 2021. Desde então, o menino faz aulas frequentes de CrossFit, e levanta pesos que muitos adultos sequer sonham em dar conta. Por exemplo, no deadlift, ou agachamento terra, Cauzinho faz o movimento com 92 kg.

Ao UOL, o pai do garoto detalhou a rotina: ele acorda às 5h30 da manhã, corre 5 km, faz abdominais, vai para a escola e depois vai ao box (academia da modalidade) para fazer o segundo treino. Mas, ressalta que o CrossFit não atrapalha em nada a infância do menino, que faz atividades e brincadeiras como qualquer outra criança.

Veja também: Como transformar o corpo treinando em casa

Criança pode fazer CrossFit e pegar peso como Cauzinho?

 

A resposta é sim. Embora o CrossFit tenha a fama de ser uma atividade intensa, a modalidade é democrática e respeita os limites de cada um. Então, crianças e adolescentes podem experimentar e treinar, desde que com o devido acompanhamento. No caso de Cauzinho, por exemplo, ele começou os treinos com baixas cargas e aumentou o peso de maneira gradual.

Portanto, não há problemas em restringir a atividade física para crianças. Pelo contrário: o exercício é algo fundamental, pois desde cedo conscientiza sobre a importância de cuidar da saúde. Além disso, é uma maneira de equilibrar a rotina de crianças e adolescentes, que tendem a ficar mais expostos a telas de smartphones, computadores e televisão.

Outro benefício é que o esporte pode ampliar a visão de futuro da criança. Desde que Cauzinho ingressou no CrossFit, se encantou pelo esporte e treina como um pequeno profissional, pois sonha em se tornar um.

Inclusive, já conta com alguns patrocínios e apoios, além de compartilhar seus treinos no Instagram, onde reúne 264 mil seguidores. Por fim, o exercício ajuda a forjar virtudes como disciplina, foco e dedicação, que não se limitam ao esporte, mas são essenciais para a vida.

Porém, vale dizer que o equilíbrio precisa ser presente na vida da criança. Ou seja, é preciso ter tempo para brincar, descansar, estudar e se exercitar. Dessa forma, evita-se a pressão ou responsabilidade desnecessária sobre a criançada.

Como incentivar as crianças a se exercitarem

O dito popular “o exemplo começa dentro de casa” se encaixa nesse contexto. Crianças e adolescentes costumam se espelhar nos hábitos dos pais e familiares próximos. Então, se você quer incentivar as crianças, é desejável seguir ou, pelo menos, ter consciência da importância da atividade física.

Estimular os pequenos a brincar desde cedo ajuda a incorporar o esporte no estilo de vida. Se possível, colocar a criança em contato com uma atividade específica pode despertar o interesse em seguir nela ou optar por outras modalidades.

O mais importante é participar e encorajar, assim como o exemplo de Cauzinho, que teve o pai como inspiração para treinar e se apaixonar pelo CrossFit.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais