Melhores abdominais para tonificar o abdome: veja lista

Bem-estar Movimento
20 de Fevereiro, 2024
Melhores abdominais para tonificar o abdome: veja lista

Os exercícios abdominais oferecem uma série de benefícios para o corpo: fortalecimento e definição muscular, aumento da resistência corporal e até melhora da postura. Mas quando o assunto é tonificar, você sabe quais são os melhores abdominais para conquistar os famosos “gominhos”? Veja algumas opções!

Leia mais: Vácum abdominal ou prancha para secar a barriga? 

Melhores abdominais para tonificar

Para tonificar o abdômen, é essencial realizar exercícios que fortaleçam essa região. Aqui estão alguns dos melhores exercícios abdominais que podem ajudar a alcançar esse objetivo:

Abdominal em V

Deite-se de barriga para cima e levante um pouco as pernas e o tronco, mantendo os braços estendidos para a frente. Realize esses dois movimentos simultaneamente. Durante o movimento, contraia bem a musculatura abdominal e tenha cuidado para não forçar o pescoço. Recomenda-se fazer 3 séries de 8 repetições.

Abdominal com perna elevada

Primeiramente, deite-se de barriga para cima, levante as pernas esticadas ou semi-flexionadas e o tronco. Mantenha os braços estendidos para a frente. Esse exercício é feito em isometria, ou seja, permaneça na mesma posição por cerca de 15 a 30 segundos, mantendo o abdômen contraído durante todo o tempo.

Abdominal cruzado (abdominal bicicleta)

Posicione-se como se fosse fazer um abdominal normal. Coloque as mãos atrás da nuca, tire os ombros do chão e faça movimentos para o cotovelo direito encostar no joelho esquerdo, alternando com o cotovelo esquerdo em direção ao joelho direito. Mantenha o abdômen contraído durante todo o exercício.

Abdominal com elevação do quadril na bola

Deite-se de barriga para cima, coloque a planta dos pés em uma bola de pilates e eleve o quadril lentamente.

Melhores abdominais: supra ou clássico

Deite-se de barriga para cima, flexione as pernas com a planta dos pés apoiada no chão e coloque as mãos atrás da cabeça. Esse exercício fortalece e tonifica o abdômen.

Além de escolher os melhores abdominais, o que mais ajuda a tonificar o abdome?

Para tonificar o abdome, é importante adotar uma abordagem abrangente que inclua tanto a alimentação quanto o exercício físico. Veja dicas de alimentos que podem ajudar nesse processo:

  • Alimentos proteicos baixos em gordura, pois eles estimulam o crescimento muscular e ajudam a marcar os músculos abdominais. Por exemplo, frango, peixe, ovo, leite e derivados.
  • Alimentos ricos em fibras, pois aumentam a saciedade e ajudam a controlar a ingestão calórica. Além disso, elas contribuem para a perda de peso e deixam o abdome mais firme.
  • Gorduras boas, pois melhoram o metabolismo de gorduras, reduzem os triglicerídeos e promovem um melhor desempenho durante a atividade física.
  • Hidratação adequada, pois ajuda a eliminar as toxinas e aumenta o gasto energético.
  • Além dos melhores abdominais, exercícios aeróbicos para queimar gordura na região. Por exemplo, correr, nadar, andar de bicicleta ou pular corda.
  • E, por fim, o descanso adequado é essencial para a recuperação muscular e para manter os níveis de energia durante os treinos.

Lembre-se de que a consistência é fundamental. A tonificação do abdome requer tempo, esforço e dedicação contínua.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas