Medo e fobia: Conheça as diferenças entre os dois

Bem-estar Equilíbrio
18 de Fevereiro, 2020
Medo e fobia: Conheça as diferenças entre os dois

O medo desempenha um papel importante nas nossas vidas, existe para nos proteger de algum perigo e ajudar a decidir quando sair de situações que não são das melhores. Mas, embora sejam semelhantes, o medo e a fobia não devem ser confundidos.

Sob circunstâncias normais, o medo pode ser gerenciado por meio da razão e lógica, ou seja, não domina nossas vidas. No entanto, a fobia distorce a resposta normal do medo em algo persistente e difícil ou impossível de controlar. 

Leia também: Maneiras saudáveis de encarar seus medos

Medo

O medo geralmente é baseado em uma experiência negativa com o objeto em questão. Por exemplo, se você se afogou no mar quando criança, pode ter medo do mar hoje em dia. Às vezes acontece também de o medo ser aprendido com outra pessoa, como uma criança que tem medo de baratas por causa das reações de sua mãe.

Leia também: FoMO: O medo de ficar por fora que pode causar depressão

Qualquer que seja o objeto do medo, você pode ficar desconfortável ao confrontá-lo. Se você tiver medo de andar de avião, pode ficar nervoso ou ansioso ao embarcar em um. Mas, você é capaz de controlar seus sintomas e seguir em frente com a vida, talvez tomando um remédio antes do voo ou assistindo a um filme que goste muito.

Fobia

Se você possui uma fobia de um objeto ou situação específica, sua resposta será mais extrema. Usando o exemplo do medo de andar de avião, você não apenas se sentirá desconfortável, mas terá sintomas como sudorese, tremedeira e até choro, além de outras respostas fisiológicas sérias. 

Dessa forma, se sua fobia for mais grave, você não conseguirá entrar no avião. Você fará de tudo para evitar voar, até mesmo cancelando férias ou viagens de negócios se não houver uma forma alternativa de transporte. 

As fobias são altamente individualizadas em sintomas e gravidade e não podem ser autodiagnosticadas. Assim, o recomendado é procurar ajuda de um profissional assim que você perceber os sintomas citados acima. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher fazendo um exercício de ombros no aparelho da academia
Bem-estar Movimento

A ordem dos exercícios no treino importa? Personal explica

Trocar a ordem dos exercícios durante o treino de vez em quando pode até não fazer diferença, mas fazer isso com frequência pode impactar os resultados

Suchá detox
Alimentação Bem-estar

Suchá detox de verão: nutricionista ensina 2 receitas para desinchar

Veja receitas com melão, abacaxi, gengibre e hortelã, além de seus benefícios

Afundo ou passada
Bem-estar Movimento

Afundo ou passada: qual é o melhor exercício para os glúteos?

Ambos os exercícios podem trazer benefícios para os membros inferiores