Dengue: quais medicamentos não são indicados?

Saúde
16 de Fevereiro, 2024
Dengue: quais medicamentos não são indicados?

“Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue”. Você provavelmente já ouviu (ou leu) essa frase em propagandas de diferentes remédios. E o alerta é sério: isso porque algumas substâncias podem piorar possíveis manifestações da doença – como o sangramento interno –, gerando quadros graves e de maior risco.

Atualmente, diversos estados brasileiros têm visto as taxas da enfermidade subirem bastante. A dengue é uma doença infecciosa, comum em países de clima tropical. O seu vírus causador é transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, que também transmite chikungunya, febre amarela e Zika.

Leia também: O que comer (e o que não comer) durante a recuperação da dengue?

Por conta do crescimento da doença, muita gente tem procurado se informar mais sobre o assunto. Veja, a seguir, quais medicamentos evitar:

Medicamentos contraindicados para dengue

Primeiramente, vale lembrar que não existe um medicamento específico para tratar a condição. Normalmente, os profissionais prescrevem alguns remédios apenas para controlar os sintomas. E é aí que mora o perigo, uma vez que muita gente prefere se automedicar do que seguir as recomendações de um médico.

De acordo com um informe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicado em 2003, os remédios contraindicados para dengue são:

Salicilatos

Ácido acetilsalicílico (AAS), ácido salicílico, diflunisal, salicilato de sódio, metilsalicilato, dentre outros. Todos esses compostos diminuem a função plaquetária e favorecem o aparecimento de manifestações hemorrágicas e acidoses.

Anti-inflamatórios não esteroides

Indometacina, ibuprofeno, diclofenaco, piroxicam, naproxen, sulfinpirazona, fenilbutazona, sulindac, diflunisal.

Anti-inflamatórios hormonais (corticoesteroides)

Prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona. Eles podem aumentar a tendência hemorrágica da dengue.

Medicamentos contraindicados para dengue: antibióticos

Como amoxicilina e azitromicina. Os antibióticos são medicamentos indicados para o tratamento de doenças causadas por bactérias. E a dengue é causada por um vírus.

Leia também: Vacina contra dengue: posso receber reembolso do plano de saúde?

Então, quais remédios tomar?

Os especialistas geralmente prescrevem paracetamol ou dipirona para amenizar sintomas como dores no corpo e febre. Contudo, mesmo essas substâncias devem ser tomadas de forma racional e apenas sob a orientação médica (já que as doses costumam variar de acordo com sexo, idade, peso e outras características). Além disso, repouso e hidratação intensa são primordiais para a recuperação do organismo.

Se surgirem sintomas como sangramento do nariz e das gengivas, dor abdominal forte e contínua e vômitos persistentes, procure o hospital mais próximo, pois eles podem significar a evolução do quadro para dengue hemorrágica.

Referências:

Dengue
Estou com dengue, e agora? Baixe o app da Vitat e veja dicas de alimentação, alongamentos e outras recomendações para fazer caso esteja com dengue

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma