Dengue: quais medicamentos não são indicados?
“Este medicamento é contraindicado em caso de suspeita de dengue”. Você provavelmente já ouviu (ou leu) essa frase em propagandas de diferentes remédios. E o alerta é sério: isso porque algumas substâncias podem piorar possíveis manifestações da doença – como o sangramento interno –, gerando quadros graves e de maior risco.
Atualmente, diversos estados brasileiros têm visto as taxas da enfermidade subirem bastante. A dengue é uma doença infecciosa, comum em países de clima tropical. O seu vírus causador é transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, que também transmite chikungunya, febre amarela e Zika.
Leia também: O que comer (e o que não comer) durante a recuperação da dengue?
Por conta do crescimento da doença, muita gente tem procurado se informar mais sobre o assunto. Veja, a seguir, quais medicamentos evitar:
Medicamentos contraindicados para dengue
Primeiramente, vale lembrar que não existe um medicamento específico para tratar a condição. Normalmente, os profissionais prescrevem alguns remédios apenas para controlar os sintomas. E é aí que mora o perigo, uma vez que muita gente prefere se automedicar do que seguir as recomendações de um médico.
De acordo com um informe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicado em 2003, os remédios contraindicados para dengue são:
Salicilatos
Ácido acetilsalicílico (AAS), ácido salicílico, diflunisal, salicilato de sódio, metilsalicilato, dentre outros. Todos esses compostos diminuem a função plaquetária e favorecem o aparecimento de manifestações hemorrágicas e acidoses.
Anti-inflamatórios não esteroides
Indometacina, ibuprofeno, diclofenaco, piroxicam, naproxen, sulfinpirazona, fenilbutazona, sulindac, diflunisal.
Anti-inflamatórios hormonais (corticoesteroides)
Prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona. Eles podem aumentar a tendência hemorrágica da dengue.
Medicamentos contraindicados para dengue: antibióticos
Como amoxicilina e azitromicina. Os antibióticos são medicamentos indicados para o tratamento de doenças causadas por bactérias. E a dengue é causada por um vírus.
Leia também: Vacina contra dengue: posso receber reembolso do plano de saúde?
Então, quais remédios tomar?
Os especialistas geralmente prescrevem paracetamol ou dipirona para amenizar sintomas como dores no corpo e febre. Contudo, mesmo essas substâncias devem ser tomadas de forma racional e apenas sob a orientação médica (já que as doses costumam variar de acordo com sexo, idade, peso e outras características). Além disso, repouso e hidratação intensa são primordiais para a recuperação do organismo.
Se surgirem sintomas como sangramento do nariz e das gengivas, dor abdominal forte e contínua e vômitos persistentes, procure o hospital mais próximo, pois eles podem significar a evolução do quadro para dengue hemorrágica.
Referências:
- Os riscos da automedicação na dengue, Anvisa;
- Como identificar os sinais e sintomas da dengue para orientar a população?, Biblioteca Virtural em Saúde, Ministério da Saúde.