O que Mbappé, artilheiro da Copa, faz para ser craque no campo?
A final da Copa do Mundo de 2022 aconteceu no último domingo (18) e deixou os fãs de futebol vidrados na TV. No time argentino, o ídolo Lionel Messi se destacou como já era esperado – não à toa, foi eleito o melhor jogador do campeonato. Já a França, vice-campeã dessa edição, contou com o talento do jovem Mbappé. O atacante de 23 anos foi o responsável pelos três gols da nação francesa na partida e levou o prêmio de artilheiro da Copa do Qatar. Ele começou a sua carreira profissional aos 16 anos, e participou da primeira Copa pela França com 19. O desempenho do atacante não se deve somente ao talento. Fora dos campos, ele segue uma dieta rigorosa e faz tratamentos invisíveis para evoluir no esporte.
A revista Mejor con Salud revelou que Mbappé possui cuidados diários com a saúde que vão além dos treinos e jogos – rotina pensada, sobretudo, para conquistar uma melhor performance dentro das quatro linhas.
Dieta do Mbappé
Por serem atletas de alta performance, jogadores de futebol costumam ter dietas regradas. Geralmente, há o acompanhamento de um nutricionista especializado na área. Assim, é possível garantir as quantidades necessárias dos nutrientes ideais para que eles se fortaleçam e tenham energia suficiente para aguentar bem as partidas.
No caso de Mbappé, as proteínas e os carboidratos são os principais macronutrientes presentes em sua alimentação. Macarrão com salmão é o prato favorito do plano alimentar do atacante.
Além disso, alguns itens da dieta mediterrânea também fazem parte das refeições do craque. Por exemplo: azeite de oliva, oleaginosas, peixe, arroz, laticínios e ovos. O açúcar, por outro lado, não tem espaço no prato do jogador. A carne vermelha e a farinha refinada também são evitadas ao máximo.
Leia também: Messi transformou a dieta para melhorar seu desempenho
Treinamentos invisíveis
Apesar da alimentação ser parte importante na construção de um jogador competente, outras estratégias também devem ser adotadas. Segundo a revista, Mbappé, assim como Cristiano Ronaldo, realiza sessões de talassoterapia. A técnica utiliza água marinha, lama e outras espécies extraídas do oceano com fins terapêuticos.
“Atuam como relaxantes para o físico e também para a mente. Para tal, o astro do PSG desfruta de banhos termais e massagens todas as semanas, que lhe permitem apresentar o seu melhor em campo”, revela a Mejor con Salud.
Além disso, outra técnica que faz parte da rotina de Mbappé é a crioterapia. Geralmente, nesse tipo de tratamento, a pessoa mergulha em uma banheira ou tanque com gelo – com a temperatura em cerca de 4ºC durante 20 a 30 minutos.
A recuperação muscular é um fator essencial para obter completamente os benefícios dos exercícios físicos – sobretudo se tratando de jogadores profissionais. Dessa forma, a crioterapia utiliza temperaturas frias para tratar processos inflamatórios. O objetivo principal da prática é reduzir a dor muscular, mas ela também ajuda na circulação sanguínea, atua como um relaxante e tem efeito analgésico.
Fonte: revista Mejor con Salud