Massagem: Tipos e benefícios
Receber uma massagem talvez seja um dos mimos mais deliciosos da vida. Além de ser uma troca de energia – afinal, o contato com as mãos de outra pessoa gera calor e movimento – a massagem pode fazer muito bem para a saúde física e mental. Quer ver?
Tipos de massagem
Dentro de seu leque, existem diversas variações e propostas, cada qual com seu objetivo, mas com um propósito em comum: o de relaxar.
Basicamente, toda massagem consiste no massageamento de tecidos moles com a finalidade de soltar os músculos, fáscias e nervos, liberando possíveis tensões. Veja os principais tipos de massagem e escolha a sua favorita!
Drenagem linfática
Preferida entre as mulheres, a drenagem linfática ajuda a aumentar a imunidade ao eliminar toxinas e acúmulo de líquidos que podem causar desconfortos, principalmente nos períodos pré e menstrual e em dias com altas temperaturas.
Como elimina o excesso de líquido que retemos em nosso organismo acaba reduzindo as medidas corporais. Mais: a drenagem pode ajudar a melhorar o aspecto da celulite, outro incômodo para a mulherada.
O massoterapeuta faz movimentos circulares com leve pressão no corpo, principalmente pernas, braços e abdômen, para retirar o excesso de líquidos, além de promover um “detox” nos gânglios linfáticos obstruídos por toxinas.
Por isso, após uma sessão de drenagem, é comum sentir vontade de ir ao banheiro, porque a massagem tem efeito quase instantâneo.
Dessa forma, os líquidos e toxinas em excesso são eliminados por meio das fezes e urina.
Modeladora
Um pouco mais “power” que a drenagem linfática, a massagem modeladora tem movimentos bem vigorosos.
Além da função de drenar toxinas e líquidos, a técnica ajuda a reduzir medidas, porque a força do toque das mãos promove a quebra das moléculas de gordura. Seu “ataque” é focado em celulite e gorduras localizadas das coxas, abdômen, braços e quadris, e mostra-se mais potente se for aliado a um outro tratamento estético para diminuir medidas.
Só não pode ser feita por gestantes; no mais, não há restrições.
Leia também: Quiropraxia: O que é, para que serve e como funciona
Reflexologia
Com ênfase total na área dos pés, a reflexologia tem raízes chinesas. A técnica visualiza os pés como um mapa do corpo, e cada pedacinho deles equivale a um órgão e membro (o arco interno, por exemplo, representa a coluna vertebral). Serve principalmente para aliviar o cansaço dos pés, dores e desconfortos de outras regiões do corpo.
A reflexologia pode, ainda, revelar patologias até então assintomáticas. O massoterapeuta especializado na técnica massageia pressionando a área do pé que representa a queixa da pessoa.
Com base na teoria dos cinco elementos o massoterapeuta cria um protocolo das regiões que devem ter maior ênfase nos movimentos e daquelas que podem ser excluídas. Por exemplo, quem sofre de hipertensão não deve receber estímulos nas áreas correspondentes ao coração.
É possível obter melhoras em crises de enxaqueca, ansiedade, dores no nervo ciático, de estômago e vários outros problemas (inclusive emocionais).
Shiatsu
Criada pelos japoneses, o shiatsu utiliza principalmente as pontas dos dedos, os braços, pés e cotovelos para massagear o corpo.
Faz-se movimentos de pressão, alongando o músculo e em regiões com acúmulo de tensão.
Segundo a medicina tradicional chinesa, essas tensões são energias acumuladas que precisam circular para que ocorra o equilíbrio físico e mental. Os benefícios são bem-estar, relaxamento muscular, ativação da circulação. Pode ser feito por todas as pessoas, exceto em pacientes com câncer e/ou que estejam passando por tratamento quimioterápico.
Além disso, exige certo cuidado ao manipular idosos.
Ayurvédica
Outra técnica milenar, mas nascida em berço indiano. Também tem a premissa de trabalhar com energia estagnada e equilíbrio dos chackras (centros de energia invisíveis que o corpo possui).
Com movimentos vigorosos, mexe nas articulações e cadeias musculares do corpo inteiro. Toques suaves, fortes, deslizamentos, trações e alongamentos fazem parte do sistema ayurvédico.
Em alguns momentos pode se tornar dolorida, porque o terapeuta pode usar mãos, cotovelos e pés. Mas vale a pena: como resultado, o corpo fica mais leve, relaxado, refletindo no aspecto emocional de forma positiva.
Benefícios gerais
- Alívio de tensões e dores musculares em geral.
- Relaxamento e disposição imediatos.
- Dependendo da técnica, pode reduzir edemas e retenção de líquido.
- Alívio da ansiedade.
- Auxiliar no tratamento de dores crônicas e outras doenças (o ideal é sempre consultar um médico para haver recomendação da técnica mais apropriada).
Fonte: Ricardo Lombardi, terapeuta holístico que atua em conjunto com psicólogos e psiquiatras e utiliza técnicas da massoterapia com o objetivo de reduzir os sintomas da depressão, síndrome do pânico e ansiedade.