Quiropraxia: O que é, para que serve e como funciona

Bem-estar Equilíbrio
16 de Setembro, 2019
Quiropraxia: O que é, para que serve e como funciona

A quiropraxia é uma técnica que previne e trata articulações, tendões, músculos e vértebras, bem como os efeitos na saúde. Trata-se de um manuseio no corpo do paciente ajustando e alinhando as estruturas. 

A palavra de origem grega, “quiro” (mãos) e “praxis” (praticar), significa praticar com as mãos e surgiu em 1895 nos Estados Unidos. 

O método, criado pelo canadense Daniel David Palmer, é praticado em todo o mundo e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde por seus benefícios. A abordagem usa a osteopatia e a manipulação para realinhar os ossos em seus devidos lugares. 

Apesar das terapias manuais serem milenares, apenas em 1897 surgiu a primeira escola de formação de quiropraxistas, uma mudança significativa na abordagem médica e terapêutica.

Pequenos desajustes vertebrais podem ser responsáveis por aquela dor nas costas, assimetria corporal ou falta de flexibilidade, quando o corpo parece endurecido. Mas o “conserto” é apenas uma das ações do tratamento. 

Assim, o profissional também pode indicar compressas, exercícios, orientação de postura e até mudanças na alimentação. A ideia é que o problema se resolva sem tratamento cirúrgico ou medicamentoso.

Leia também: Shiatsu: O que é, benefícios e indicações

Logo na primeira sessão é possível sentir um alívio, mas os efeitos costumam ser imediatos e graduais. Entre os resultados da prática estão: alívio das dores, bem-estar a partir da qualidade de vida, correção de postura, alongamento, relaxamento do corpo e melhora no funcionamento de órgãos vitais. 

Sessão de quiropraxia 


As manobras que corrigem a postura e os desequilíbrios acontecem com o paciente na maca ou em um tatame. Duram em média 15 a 30 minutos, e custam entre R$ 100 e R$ 300. O estalo, ou cavitação, é a principal características das sessões, mas não é obrigatório. O barulho é uma reação normal da articulação. O líquido sinovial que fica dentro da cápsula articular serve para lubrificar as articulações. 

Como é composto por gases oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono, pode formar bolhas que geram o ruído ao estourarem. O estalo não é prejudicial e nem faz mal ao organismo.

Leia também: Reiki: A terapia que promete energia e cura pelas mãos

Indicações

  • Dor de cabeça;
  • Dores na coluna;
  • Torcicolo;
  • Lombalgia;
  • Cervicalgia;
  • Bruxismo;
  • Bursite;
  • Estresse;
  • Tensão muscular;
  • Hérnia de disco;
  • TPM;
  • Compressões de nervos;
  • Problemas nas articulações.

Contraindicações

Pessoas com doenças articulares ou fraturas necessitam de liberação de um médico especialista. Portanto, é importante buscar um profissional capacitado para realizar o procedimento e evitar complicações, como fraturas, lesões, vertigem, tontura, compressões, dor repentina ou dormências em determinada área.

Leia também: Acupuntura: Como funciona e para que serve

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

chá de hortelã-pimenta
Alimentação Bem-estar

Chá de hortelã: conheça os benefícios da bebida

O chá de hortelã-pimenta é uma bebida deliciosa, para ser saboreada a qualquer hora do dia