Massagem modeladora: o que é, benefícios e para que serve
Nos dias atuais, as pessoas vêm procurando tratamentos estéticos cada vez mais, tanto para o corpo quanto para o rosto. Entre tantos métodos, a massagem modeladora é uma das mais comuns. Dessa forma, por meio de movimentos manuais, a técnica tem como objetivo reduzir as medidas e promover a harmonização dos contornos corporais.
Benefícios
De acordo com estudos, quando executada adequadamente, a massagem modeladora pode trazer os seguintes benefícios:
- Estimular a estimular a circulação sanguínea;
- Acelerar o metabolismo;
- Reduzir os sintomas da ansiedade e depressão;
- Reduzir medidas.
- Aumentar a autoestima e qualidade de vida.
Leia também: Bigode chinês: o que é e como tratar essa marca de expressão
Para quem é indicada
A esteticista Fernanda Moraes explica que, atualmente, existem métodos eficazes de redução de medidas, que tem realmente o poder de degradar a gordura através da apoptose (morte celular), inclusive através de massagem.
“Mas essas técnicas devem ser indicadas após avaliação. Alguns fatores de saúde podem ser impeditivos no tratamento, como por exemplo, pacientes com trombose venosa profunda. Todos aqueles que querem reduzir medidas de maneira saudável podem buscar profissionais que tenham técnicas efetivas de redução de medidas”, afirma a especialista.
Como funciona uma sessão
Geralmente, as técnicas de redução de medidas através de massagem são feitas uma ou duas vezes por semana, com intervalo de 48h entre as sessões.
“No meu método, trabalho a respiração e a tonificação da musculatura do abdômen. Isso ajuda muito na definição e faz com que a paciente sinta a barriga sequinha. Além disso, são feitas manobras para funcionamento do intestino e “descarga” intestinal. A sessão total dura em torno de 45 minutos, sendo que 30 são de manobras abdominais. A paciente sempre relata estar mais leve, e muitas vezes levanta durante a sessão para ir ao banheiro”, diz Fernanda.
Ainda, a esteticista ressalta que é de extrema importância que a profissional não aplique força excessiva. Isso porque o tecido adiposo pode ser “machucado”, gerando algo chamado gordura resistente.
Qual a diferença entre massagem modeladora e drenagem linfática?
Apesar de ser semelhante, as duas técnicas tem suas diferenças.
De acordo com a esteticista, a drenagem linfática trabalha a retenção de líquido. Assim, consequentemente, as pessoas que têm retenção em excesso percebem redução de medidas e até mesmo mudanças no aspecto das celulites. No entanto,nesse processo não é trabalhado gordura localizada.
“Já em métodos de redução de medidas específicas, trabalhamos gordura localizada, intestino preso, respiração, destoxificação e outros fatores que geram bem estar e por consequência, emagrecimento”, complementa Fernanda.
A massagem modeladora realmente emagrece?
Uma das maiores dúvidas em relação a esse tipo de massagem é se ela realmente ajuda a emagrecer.
Segundo a esteticista Fernanda, a massagem modeladora não emagrece, mas sim, tem efeito Cinderela, que sai em algumas horas.
“Sabe quando você usa uma meia apertada e quando tira nota aquela marca no seu tornozelo, que demora um pouco para sair? É o mesmo princípio. Mas vale ressaltar que existem métodos de massagem extremamente eficazes para redução de medidas e degradação de gordura. Esses métodos são indicados com um plano de tratamento específico para cada paciente”, finaliza a especialista.
Segundo um artigo desenvolvido por fisioterapeutas da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), em São Paulo, a massagem clássica estética não produziu redução de massa corporal, IMC, nem da espessura da tela subcutânea da região abdominal. Contudo, contribuiu para a redução do perímetro do quadril.
Fonte: Fernanda Moraes, esteticista.