Marroio: Propriedades e benefícios da planta medicinal

Alimentação Bem-estar
26 de Outubro, 2020
Marroio: Propriedades e benefícios da planta medicinal

O marroio é uma planta medicinal que pode ser de grande ajuda no alívio dos sintomas de problemas respiratórios, como asma e bronquite. Também é chamada de hortelã-da-folha-grossa e hortelã-grande devido à semelhança entre as plantas. Essa é uma planta nativa de Portugal.

Benefícios do marroio

Promove uma melhor respiração

Por ser expectorante, pode beneficiar a saúde respiratória. Além de aliviar tosse e congestão nasal, também diminui a febre e ajuda no tratamento da doença, pois é anti-inflamatória. Pode ser usada em casos de gripe, resfriados, crises asmáticas, bronquite, sinusite e mais.

Leia também: Meliloto: O que é, propriedades e benefícios

Ajuda na digestão

Um dos diversos benefícios do marroio para a saúde é a forma como a planta auxilia na digestão, facilitando o trânsito intestinal e, assim, prevenindo a constipação (prisão de ventre). Ainda, é indicada em caso de inchaço.

Protege a saúde do fígado

O marroio é um tratamento natural recomendado em casos de problemas no fígado. Doenças hepáticas causam inflamação ou lesão no fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Por isso, é preciso lidar cuidadosamente com esse tipo de problema.

Coração saudável

Não só, a planta garante a saúde cardiovascular. Além de ajudar no controle da pressão arterial, auxilia no controle do colesterol, em especial aquele chamado de ruim – o LDL. Portanto, seu consumo previne doenças como a arteriosclerose e muitas outras.

Leia mais: Genciana: O que é, propriedades e benefícios

Como preparar o chá de marroio

A princípio, o chá pode ser preparado tanto pelas flores quanto pelas folhas da planta. Será necessário, então, o equivalente à uma colher de sobremesa das folhas ou das flores de marroio. Adicione-as à água fervente e deixe no fogo por cerca de 5 minutos. Por fim, sirva a bebida quando estiver morna. Não beba mais que 3 xícaras por dia.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela