Marroio: Propriedades e benefícios da planta medicinal
O marroio é uma planta medicinal que pode ser de grande ajuda no alívio dos sintomas de problemas respiratórios, como asma e bronquite. Também é chamada de hortelã-da-folha-grossa e hortelã-grande devido à semelhança entre as plantas. Essa é uma planta nativa de Portugal.
Benefícios do marroio
Promove uma melhor respiração
Por ser expectorante, pode beneficiar a saúde respiratória. Além de aliviar tosse e congestão nasal, também diminui a febre e ajuda no tratamento da doença, pois é anti-inflamatória. Pode ser usada em casos de gripe, resfriados, crises asmáticas, bronquite, sinusite e mais.
Leia também: Meliloto: O que é, propriedades e benefícios
Ajuda na digestão
Um dos diversos benefícios do marroio para a saúde é a forma como a planta auxilia na digestão, facilitando o trânsito intestinal e, assim, prevenindo a constipação (prisão de ventre). Ainda, é indicada em caso de inchaço.
Protege a saúde do fígado
O marroio é um tratamento natural recomendado em casos de problemas no fígado. Doenças hepáticas causam inflamação ou lesão no fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Por isso, é preciso lidar cuidadosamente com esse tipo de problema.
Coração saudável
Não só, a planta garante a saúde cardiovascular. Além de ajudar no controle da pressão arterial, auxilia no controle do colesterol, em especial aquele chamado de ruim – o LDL. Portanto, seu consumo previne doenças como a arteriosclerose e muitas outras.
Leia mais: Genciana: O que é, propriedades e benefícios
Como preparar o chá de marroio
A princípio, o chá pode ser preparado tanto pelas flores quanto pelas folhas da planta. Será necessário, então, o equivalente à uma colher de sobremesa das folhas ou das flores de marroio. Adicione-as à água fervente e deixe no fogo por cerca de 5 minutos. Por fim, sirva a bebida quando estiver morna. Não beba mais que 3 xícaras por dia.