Maquiagem no verão: confira os cuidados com a pele
Ai, que delícia o verão! A estação mais quente do ano ainda nem começou oficialmente, mas muitos estados brasileiros já estão lidando com as altas nas temperaturas. E quem tem o costume de usar maquiagem, sabe que no verão ela tende a durar menos – ou até estimular o aparecimento de cravos e espinhas. A seguir, especialistas indicam como evitar esses problemas:
Maquiagem e acne
De acordo com a médica dermatologista Natassia Pizani, durante períodos de calor, há uma atividade mais acentuada das nossas glândulas sebáceas (aquelas que produzem sebo). “Aliados a isso, os resíduos que a maquiagem deixa na pele (quando não removida corretamente) contribuem para a obstrução dos poros e o surgimento da acne”, explica.
Então, para evitar o entupimento dos poros, a dica principal da especialista é remover completamente a maquiagem depois do uso. O hábito deve incluir tanto o uso de sabonetes específicos para o tipo de pele como também o de demaquilantes.
Já o maquiador Fabrício Luiz recomenda apostar em produtos bons para a pele oleosa, como bases e corretivos. “Além disso, é importante higienizar a pele antes e depois da maquiagem. E apostar também em itens secativos e adstringentes, fazer esfoliação para desobstruir os poros que ficam entupidos e até utilizar uma compressa com água gelada depois de remover os resíduos para ajudar a fechar os poros”. Se a acne estiver muito intensa, ele indica dar um tempo da maquiagem.
Leia também: Acne solar: por que as espinhas aumentam no calor?
Por que a maquiagem dura menos no verão?
Isso pode ocorrer por uma série de fatores. Segundo Fabrício Luiz, maquiagens sem tanta tecnologia duram menos no calor. Outra questão é aplicar uma quantidade insuficiente do produto.
Por fim, a preparação da pele também faz toda a diferença no verão. “Uma dica é apostar em um bom primer, um bom pó para selar e um bom fixador de maquiagem – de preferência todos à prova d’água”, ele indica. E se você quiser que a sua sombra dure mais e fique mais pigmentada, vale umedecer o pincel antes de passar.
“Água termal é ótima até depois da maquiagem feita – ela deixa a pele com aspecto natural, com mais viço e mais saudável”, finaliza o maquiador.
E mesmo que você vá aplicar mais de uma camada de base, não pode esquecer do filtro solar, viu? “Ele evita queimaduras e previne o surgimento de manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele”, complementa Natassia Pizani.
O ideal é utilizar o protetor solar em vez de apenas a maquiagem com FPS. Isso porque o protetor é específico para esta finalidade, e geralmente garante uma barreira mais elevada contra os raios UVA e UVB.
Fontes: Fabrício Luiz, maquiador; e Natassia Pizani, dermatologista.