Mangostão: Benefícios da fruta tropical

Alimentação Bem-estar
14 de Maio, 2020
Mangostão: Benefícios da fruta tropical

O mangostão é uma fruta considerada exótica, também chamada de mangosta, mangostim, mangusta e garnícia. Especialmente comum no sul da Ásia e na região tropical da África, tem casca dura de cor roxa, que protege sua polpa branca e macia.

A polpa é a parte comestível, de sabor suave e levemente adocicado. Suas sementes são amargas e não devem ser ingeridas.

Repleta de antioxidantes e demais propriedades que muito beneficiam a saúde, também é altamente hidratante, pois contém grande quantidade de água em sua composição (81 g a cada 100 g da fruta), além de ser lotado de minerais importantes, como potássio, cálcio e magnésio.

Benefícios do mangostão

Previne o envelhecimento precoce e fortalece a imunidade

Devido à grande abundância em antioxidantes, o mangostão repele a ação de radicais livres, ou seja, moléculas instáveis que provocam o estresse oxidativo. A ocorrência do estresse oxidativo causa doenças crônicas como o Alzheimer e certos tipos de câncer, bem como o envelhecimento precoce da pele. Ainda, tal estresse atua no enfraquecimento da imunidade, facilitando que a gripe, resfriados e demais problemas de saúde prejudiquem o corpo. Portanto, as propriedades da fruta reduzem o risco de doenças crônicas, ajudam a garantir a jovialidade e firmeza da pele e combate inflamações diversas.

Facilita a perda de peso

Não só, o mangostão é uma fruta energizante. Ou seja, combate a fadiga e pode proporcionar uma melhor performance para praticantes de esportes e atividades físicas. É pouco calórica e promove uma prolongada sensação de saciedade, o que ajuda no emagrecimento.

Leia mais: Diuréticos naturais: Frutas e vegetais que ajudam a desinchar

Combate retenção de líquido e constipação

Por conter grande quantidade de água, ajuda a evitar e combater a retenção de líquido, que nada mais é do que o acúmulo de água em algumas partes do corpo. 

Essa retenção pode ser confundida como ganho de peso, pois causa inchaço. Entretanto, é facilmente resolvida com a ingestão adequada de água e adição de frutas e vegetais na dieta. Dessa Ainda, o mangostão contém uma quantidade considerável de fibras em sua composição. Assim, promove o melhor funcionamento intestinal e combate a constipação.

Leia mais: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la? 

Como consumir o mangostão

  • In natura;
  • Xarope de mangostão;
  • Suco;
  • Em calda ou em compotas.
Xarope de mangostão

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher fazendo exercício na cadeira flexora da academia
Bem-estar Movimento

Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Exercício é uma ótima opção para quem busca fortalecer e hipertrofiar a região posterior das coxas (parte detrás das pernas)

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o