Mandar mensagem para amigos é mais importante do que se pensa

20 de julho, 2022

Como já dizia, ou melhor, cantava Milton Nascimento, “amigo é coisa para se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração”. Estar entre amigos costuma trazer diversas sensações boas. Um estudo, inclusive, mostrou que as pessoas costumam ficar mais felizes perto de amigos do que de familiares. Além disso, tais companhias fazem bem para a saúde mental e ainda refletem na produtividade dentro do trabalho. Mas como em qualquer relação, é preciso que haja dedicação de ambas as partes para cultivar o elo e torná-lo duradouro — e não é necessário grandes feitos para isso. Na verdade, uma pesquisa recente descobriu que o simples ato de mandar mensagem para amigos é bastante significativo. 

O estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, revelou que surpreender alguém com uma mensagem tem uma valia maior do que imaginamos.

Mais de 5.900 participantes fizeram parte da pesquisa, que foi dividida em treze experimentos. Os voluntários enviaram mensagens inesperadas tanto para pessoas muito próximas, quanto para outras, com as quais estabeleciam apenas uma relação cordial. Além disso, eles preencheram uma escala de satisfação de como eles imaginavam que a outra pessoa se sentiu ao receber o recado.

Mandar mensagem para amigos: bom ou ruim?

Depois, aqueles que receberam as mensagens responderam a outro questionário sobre seus níveis de satisfação. O resultado? Todos os experimentos revelaram um grande erro da parte dos que tomaram a iniciativa de contactar os amigos. Isso porque eles apreciaram muito mais as mensagens do que os participantes puderam imaginar.

 “Mesmo uma mensagem muito rápida para saber como a outra pessoa está, para dizer ‘oi’, dizer que você está pensando nela e perguntar como ela está, pode ser mais apreciada do que as pessoas pensam”, disse Peggy Liu, professora da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e uma das principais líderes do estudo.

Socialização

Nós, humanos, somos seres sociáveis, não à toa, a solidão, quando persistente, pode estar atrelada a quadros de depressão, pressão alta, doença cardíaca, derrame e outras condições, como o Alzheimer. Durante o isolamento social, causado pela pandemia do coronavírus, ficar longe dos amigos e de outras pessoas queridas foi um grande desafio. Estudos revelaram diversos impactos na saúde mental tanto de crianças, quanto de idosos.

Além disso, vale lembrar que o cérebro libera diversos hormônios ligados ao prazer e ao bem-estar quando estamos cercados de pessoas amadas e quando fazemos atividades agradáveis. Sentir-se importante, valorizado e especial também faz parte dessa rede de emoções boas. Por isso, lembrar um amigo da importância dele e cultivar a relação com pequenos gestos casuais é extremamente valioso.

mandar mensagem para amigos

Hoje, 20 de julho, comemora-se o dia do amigo. Que tal surpreender o seu com um recado especial? 

Por outro lado, lembre sempre de observar como você se sente ao redor dessas pessoas. Isso porque, assim como existem relacionamentos amorosos tóxicos, algumas amizades podem não ser saudáveis. Assim, procure cultivar relações leves e verdadeiras. 

Leia também: Dicas de como fazer amigos depois de adulto

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.