Mamma Bruschetta tem intestino perfurado por hérnia umbilical

Saúde
26 de Dezembro, 2022
Mamma Bruschetta tem intestino perfurado por hérnia umbilical

A apresentadora Mamma Bruschetta, de 73 anos, passou por uma cirurgia de emergência recentemente após uma hérnia no umbigo perfurar o seu intestino. Ela sentiu fortes dores no estômago e está internada em um hospital em São Paulo. Mama foi operada e deve passar ao menos três dias na UTI e, depois, mais uma semana no quarto, em observação.

Com hérnia de disco e muitas dores, ele usou eletroestimulação como aliada. “Achei que era uma complicação mais simples, mas vi que o negócio estava feio para o meu lado”, disse em entrevista ao UOL.

O que é a hérnia umbilical, como a de Mama Bruschetta?

Primeiramente, o organismo pode desenvolver diversos tipos de hérnia, dependendo da causa e histórico de saúde. A hérnia umbilical é um nódulo de gordura, fluidos ou que corresponde a um pedaço da alça do intestino, que se projeta para fora da parede abdominal. Como resultado, a pessoa apresenta um nódulo no umbigo, que pode ser aparente ou perceptível apenas ao toque. Ou seja, a pressão de dentro do abdome o empurra para fora, criando uma cicatriz.

Apesar de ser mais comum em crianças, a hérnia umbilical também pode afetar os adultos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hérnias e Parede Abdominal (SBH), aproximadamente 8% da população terá uma durante a vida.

Como uma hérnia perfura o intestino?

Na hérnia, uma parte da alça intestinal sai por buracos na aponeurose (membrana que reveste o abdome) quando há picos de pressão. Em geral, ela retorna ao local de origem. No entanto, quando isso não acontece, há o chamado encarceramento da hérnia. Isto é, falta de oxigenação, impedindo que o sangue chegue no local. Como consequência, causa necrose (a morte das células ou tecidos), que perfura o intestino.

Qualquer tipo de hérnia pode ficar encarcerada. O principal sintoma é a dor aguda, como ocorreu com Mamma Bruschetta. Porém, a complicação é rara e a pessoa precisa ser operada com urgência para não levar ao quadro de sepse.

As cirurgias para retirar hérnias são simples, com anestesia local. A recuperação dura poucos dias. Porém, em casos de cirurgias de emergência, a intervenção tende a ser mais complexa e demanda maior atenção no pós-operatório.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Dengue e Covid
Saúde

Dengue e Covid-19: como diferenciar os sintomas?

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas geram muitas dúvidas. Veja diferenças