Luz natural pode beneficiar pacientes com diabetes, diz estudo

Saúde
02 de Outubro, 2023
Luz natural pode beneficiar pacientes com diabetes, diz estudo

A luz natural ou solar tem diversos benefícios comprovados pela ciência. Dentre as descobertas, destacam-se a regulação do nosso ciclo circadiano (ou “relógio biológico), produção de vitamina D e até auxiliar no tratamento contra a depressão e a ansiedade.

Recentemente, um estudo holandês da Universidade de Maastricht registrou um achado interessante. A iluminação solar pode auxiliar no controle da glicemia de pacientes com diabetes. Além disso, a pesquisa reforçou que a exposição à luz do dia contribui para o ajuste do sono.

Veja também: Novo medicamento para diabetes tipo 2 recebe aprovação da Anvisa

Como a luz natural melhora a saúde de pessoas com diabetes tipo 2?

Para chegar à conclusão dos efeitos positivos sobre a saúde, os pesquisadores reuniram 13 pacientes com diabetes tipo 2.

Os participantes se dividiram em dois grupos: um ficou hospedado em quartos com janelas grandes, a fim de receberem luz natural durante todo o dia. Já o segundo grupo se instalou em quartos sem janelas, mas com iluminação artificial com luzes LED.

Ambos os grupos ficaram cinco dias nos cômodos e tiveram o mesmo tipo de alimentação. Esses indivíduos tinham uma idade média de 70 anos, com IMC em torno de 30 e todos portadores de diabetes tipo 2. Durante o experimento, os cientistas coletaram amostras de sangue dos voluntários de 5 em 5 horas, a fim de observar os níveis da glicemia.

Como resultado, o grupo dos quartos com janelas e iluminação natural foi o que teve maior controle da glicemia (59%) em comparação com o time do ambiente sem janelas (51%).

Achado requer revisão independente e outros estudos

Apesar dos resultados relevantes para o tratamento do diabetes tipo 2, o estudo envolveu uma pequena amostragem de pessoas — apenas 13 pacientes. Além disso, ainda necessita de revisão para validar a descoberta.

Entretanto, os autores da pesquisa veem a descoberta como promissora para futuros estudos, inclusive para outros tipos de doenças metabólicas, como a obesidade.

Afinal, a exposição à luz solar favorece o equilíbrio hormonal do organismo, sobretudo os hormônios que atuam sobre o sono, como a melatonina.

Quando existe pouca interação com a luz solar, a pessoa tende a sofrer alterações no metabolismo, incluindo a forma como o corpo gasta energia durante o dia. Essa mudança também impactaria o organismo de quem convive com o diabetes tipo 2, levando ao descontrole da glicemia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte

Reynaldo Gianecchini
Saúde

Reynaldo Gianecchini revela diagnóstico de doença autoimune

A síndrome de Guillain Barré causa fraqueza e dificuldades para mover os braços e as pernas

pés de pessoas calçando botas andando no meio de uma enchente
Saúde

Dengue ou leptospirose? Como diferenciar os sintomas

Após cheias como as do Rio Grande do Sul, as duas doenças podem coexistir e infectar simultaneamente a população; orientação é procurar atendimento médico para o diagnóstico