Dieta low carb pode reverter deterioração cerebral causada pela idade
Um recente estudo mostrou que a deterioração cerebral causada pela idade pode ser revertida ao se seguir a dieta low carb.
Em suma, a pesquisa feita por cientistas da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, observou que a deterioração do cérebro começa já aos 40 anos, mais cedo do que se acreditava. Por isso, buscaram entender maneiras de desacelerar e reverter esse processo.
Assim, a maneira mais eficaz encontrada foi uma dieta com pouca ingestão de carboidratos. Em especial, os carboidratos denominados “simples”, aqueles responsáveis por picos glicêmicos rápidos.
Dieta low carb x envelhecimento
Basicamente, a alimentação tem influência direta no envelhecimento do indivíduo. Nesse sentido, os pesquisadores concentraram uma quantia de pessoas ainda jovens, abaixo dos 40 anos de idade, cujos cérebros ainda não demonstravam sinais de envelhecimento. Conclusivamente, inferiram que essa é a faixa etária ideal para prevenir o envelhecimento precoce do cérebro de forma eficaz. Por isso, a recomendação dos mesmos é comece a seguir uma dieta low carb.
Leia mais: Dietas baixas em carboidratos: Conheça as mais populares
Carboidrato x deterioração
Essencialmente, a principal descoberta do estudo em questão foi que a deterioração do cérebro depende, especialmente, da fonte energética do organismo. Ou seja, quando o corpo consegue sua energia a partir da glicose, a deterioração tende a ser mais rápida. Em contrapartida, quando a energia é proveniente da cetose produzida pelo fígado, o mesmo processo leva mais tempo. A cetose é produzida pelo organismo quando a dieta seguida é considerada “restritiva”, por exemplo, a low carb, na qual há menor consumo de carboidratos simples.
Ainda, o estudo demonstrou que isso se deve principalmente à dificuldade do cérebro de metabolizar eficientemente glicose. Essa dificuldade acentua-se com o avanço da idade.
Leia mais: Cetose: O que é e como ela ajuda a emagrecer
A dieta low carb ideal: Cetogênica
Por fim, a dieta recomendada pelos cientistas é, na verdade, a cetogênica, um tipo mais restrito de low carb.
Na dieta low carb tradicional temos a proposta de diminuir o consumo de carboidratos para uma média de 50g a 150g diárias. Já a cetogênica indica a diminuição na ingestão de carboidratos para uma quantidade ainda menor – de no máximo 50 g por dia.
Outra diferença entre as duas dietas se dá no consumo de proteínas e gorduras. Enquanto a low carb recomenda apenas a diminuição do carboidrato, a alimentação cetogênica pede o aumento do consumo de proteínas e gorduras.
Leia mais: Você sabe a diferença entre as dietas cetogênica e low carb?