Lentilha rosa: Os benefícios de consumir a leguminosa
A lentilha rosa é um dos tipos de lentilha, leguminosa que existe em várias cores. Apesar de ser chamada de rosa, é naturalmente laranja. Essa é uma variedade que não possui pele e tem textura mais suave que as lentilhas mais consumidas – verde e marrom.
Entre suas propriedades, destaca-se a abundância em proteínas. Também é fonte de muitos minerais, como cálcio, e vitaminas.
Benefícios de incluir a lentilha rosa na dieta
Ajuda no ganho de massa magra
Por ser uma excelente fonte de proteína vegetal, incluir a lentilha na dieta pode ajudar quem quer ganhar massa magra. Não só, as proteínas também são importantes para a saúde geral dos músculos e do organismo.
Leia também: Maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne
Regula o funcionamento intestinal
Além dos minerais e vitaminas, ela é também fonte de fibras. Portanto, ajuda a regular o funcionamento intestinal, previne a constipação (prisão de ventre) e, dessa forma, pode facilitar o emagrecimento, uma vez que previne o inchaço abdominal. Além disso, protege a saúde do cólon.
Previne a anemia
A anemia é decorrente da deficiência de ferro no organismo. Em resumo, a anemia é trata-se da redução da quantidade de glóbulos vermelhos e sangue e, felizmente, há alimentos que combatem isso e seus efeitos, a exemplo da lentilha rosa.
Protege a saúde do coração
Rica em fibras, a leguminosa ajuda a proteger a saúde cardiovascular, uma vez que esses carboidratos ajudam no controle da pressão arterial. Não só, sua abundância em fibras também controla o nível açúcar presente na corrente sanguínea, o que pode prevenir diabetes.
Alivia sintomas de estresse e ansiedade
Por conter triptofano, o precursor da serotonina, o consumo da lentilha alivia sintomas de estresse e ansiedade. Pois, a serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade e do bem-estar. Além disso, adicionar a lentilha na dieta pode garantir melhores noites de sono.