Lábios ressecados no frio: como evitar este problema no outono

21 de março, 2022

É só o verão chegar ao fim que as baixas temperaturas do outono já começam a dar as caras. E, com a troca de estação, vem também aquela preocupação que temos ano após ano: como cuidar dos lábios ressecados no frio.

Não dá para negar que este é um dos problemas mais recorrentes logo que os termômetros começam a descer. Afinal, ficar com a boca ressecada pode não só causar um grande incômodo, mas também dor a quem sofre com isso.

Por que ficamos com os lábios ressecados no frio?

Segundo Dimitri Jorge, dermatologista de Belo Horizonte, Minas Gerais, esta é uma queixa bem recorrente entre os pacientes quando os dias frios voltam a aparecer.

“Isso ocorre porque a pele da boca é mais fina do que a pele do restante do rosto. Além disso, ela não possui glândulas sebáceas, o que a torna mais sujeita ao ressecamento. Com a umidade do ar e as temperaturas baixas, essa região tende a se desidratar mais, porque fica exposta o tempo todo”, explica ele.

Leia também: O que a aparência dos lábios pode mostrar sobre sua saúde

“Além disso, existem outros fatores que podem ajudar o ressecamento da pele. São eles: tomar bebidas muito quentes, o sol que mesmo no frio pode colaborar, resfriados, ar-condicionado quente…”, completa.

Mesmo sendo uma parte do rosto que fica bem exposta, contudo, é possível tomar alguns cuidados que ajudam a evitar ou amenizar os danos causados aos lábios durante as estações mais frias do ano.

Leia também: Dicas para evitar lesões nos lábios e na pele no tempo seco

O que fazer para a boca não ressecar

O dermatologista explica que não é preciso esperar os lábios ficarem ressecados e doloridos para começar a cuidar deles.

O ideal é procurar um dermatologista para receber as orientações corretas, assim como indicação de produtos que vão ajudar a manter esta região bem cuidada não só no frio, mas também ao longo do ano inteiro.

Leia também: Lábios descamando: por que isso acontece e como evitar?

Dimitri sugere o uso de hidratantes labiais com vitamina E e protetores específicos para a boca, para protegê-la dos raios solares. Vale lembrar que ambos devem ser reaplicados ao longo do dia.

“Não se esqueça da água. Nos dias frios, muitas pessoas acabam ingerindo menos líquido. A hidratação do organismo num todo ajudará a manter a pele saudável e pode até evitar o ressecamento”, ressalta ele.

Fonte: Dimitri Jorge, dermatologista de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.