Krav magá: conheça mais sobre essa ténica de autodefesa

Bem-estar Movimento
22 de Dezembro, 2023
Fernanda Munhoz Pagotto
Revisado por
Nutricionista e Profissional de Educação Física • CRN 51666 | CREF 145110-G/SP
Krav magá: conheça mais sobre essa ténica de autodefesa

O Krav Magá é uma técnica de autodefesa, originada em Israel que incorpora técnicas de luta provenientes de diversas disciplinas. Por exemplo, boxe, wrestling, jiu-jitsu, judô e karatê. Além de ser um método eficaz para proteção pessoal, também é uma poderosa ferramenta pela busca do alcance de metas. Isso porque ao adotar os princípios do Krav Magá, os praticantes, além de desenvolverem habilidades físicas, cultivam uma mentalidade disciplinada que se estende para além do ambiente de treino. Entenda mais sobre a modalidade.

Leia mais: Boxe ou muay thai: qual opção queima mais calorias?

Os benefícios do Krav magá

O início de um novo ano é marcado pela busca por metas pessoais. Dessa forma, o krav magá proporciona uma abordagem que promove a autoconfiança e a perseverança. Além disso, a prática constante desta técnica ensina lições sobre resiliência, determinação e foco, características cruciais para atingir qualquer objetivo na vida.

“As aulas de Krav Magá não se limitam apenas a técnica. Durante os treinos, incentivamos os nossos alunos a desenvolverem a disciplina e a aplicá-la no seu dia a dia. Assim, se torna uma filosofia de vida que impulsiona-os a superarem desafios e a persistirem diante das adversidades”, comenta o mestre israelense Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá.

Além dos benefícios físicos, como melhora no condicionamento e na coordenação motora, o Krav Magá desempenha um papel vital na melhoria da qualidade de vida. Da mesma forma, a prática regular contribui para a redução do estresse, aumento da autoestima e promoção de hábitos saudáveis.

Ao adotar o Krav Magá, os indivíduos não apenas se tornam mais capazes de se proteger, mas também desenvolvem uma base sólida para uma vida mais saudável e equilibrada.

“O Krav Magá vai além de ser apenas uma técnica de autodefesa, é uma ferramenta completa para o aprimoramento pessoal. A disciplina cultivada durante os treinos se traduz em uma mentalidade resiliente que não só ajuda os praticantes a atingirem suas metas, mas também a enfrentarem os desafios da vida com confiança e determinação”, finaliza Zalmon.

Como praticar?

A filosofia por trás do Krav Magá é fornecer habilidades práticas de defesa pessoal que possam ser aprendidas rapidamente e aplicadas em situações de combate real. Portanto, o treinamento inclui uma variedade de técnicas, desde golpes básicos até estratégias avançadas para lidar com ameaças armadas.

Nesse sentido, os praticantes de Krav Magá treinam para reagir instintivamente a uma ameaça, buscando neutralizar o agressor o mais rápido possível, utilizando golpes eficazes em áreas vulneráveis do corpo.

Vale ressaltar que o Krav Magá não é um esporte de competição, como o boxe ou o judô. Em vez disso, é projetado para situações de autodefesa realistas, enfatizando a sobrevivência em circunstâncias de perigo iminente.

Golpes básicos do Krav magá

O Krav Magá utiliza uma combinação de técnicas de diferentes disciplinas de artes marciais e sistemas de autodefesa. Assim, as técnicas são projetadas para serem simples, diretas e eficazes em situações de combate real. Algumas das técnicas comuns incluem:

  • Socos e chutes: golpes diretos e simples visando áreas vulneráveis do corpo.
  • Joelhadas e cotoveladas: utilização de joelhos e cotovelos para atacar áreas sensíveis.

Defesa contra agarrões e estrangulamentos

  • Técnicas para se libertar de agarrões, estrangulamentos, bem como outros tipos de agarre.

Defesa contra armamentos

  • Técnicas para lidar com ameaças de facas, bastões, ou outras armas improvisadas.

Ataques em áreas vitais

  • Foco em atingir áreas do corpo humano que são particularmente sensíveis, como os olhos, a garganta e a virilha, por exemplo.

Takedowns e controle no solo

  • Técnicas para derrubar um oponente e manter o controle no solo, se necessário.

Simulações de situações de rua

  • Treinamento em cenários realistas, incluindo situações de múltiplos oponentes e ataques surpresa.

Treinamento de condicionamento físico

  • Exercícios para desenvolver resistência, agilidade, força e velocidade, fundamentais para reagir eficazmente em situações de combate.

Por fim, é importante notar que o Krav Magá enfatiza a adaptabilidade e a improvisação. Os praticantes são encorajados a usar qualquer meio disponível para se defenderem efetivamente. Além disso, o treinamento no Krav Magá muitas vezes incorpora a prática de lidar com o estresse e a pressão, preparando os praticantes para reagir de maneira eficaz em situações de alta intensidade.

Fonte: Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!

mulher comendo um pedaço de maçã e olhando para uma janela
Alimentação Bem-estar

Como emagrecer com a alimentação intuitiva? 4 dicas

Aprender a ter uma relação mais saudável com a comida e saber identificar os sinais de fome e saciedade do corpo são alguns dos pilares da

Esquizofrenia desorganizada
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica: entenda a condição

Doença afeta profundamente o pensamento e comportamento do indivíduo