Gisele Bündchen é adepta ao jiu-jitsu: conheça os benefícios

Bem-estar Movimento
18 de Novembro, 2022
Gisele Bündchen é adepta ao jiu-jitsu: conheça os benefícios

Gisele Bündchen, modelo brasileira, não abre mão de cuidar da saúde. Uma das atividades físicas que ela pratica, desde fevereiro, é o jiu-jitsu.

Inclusive, a modelo compartilhou com seus mais de  20 milhões de seguidores no Instagram um vídeo onde praticava a arte marcial. “Desde que comecei a praticar defesa pessoal, me sinto mais forte, mais confiante e empoderada. É uma habilidade importante para todos, mas especialmente para nós mulheres”, disse ela no post. 

jiu-jitsu

Foto: Reprodução/Instagram

O que é jiu-jitsu?

O jiu-jitsu é um esporte do grupo das artes marciais que tem origem na Índia, mas sua alta adesão pelo público do Japão até a criação do judô tornou essa luta mais conhecida por praticantes japoneses.

Assim, a nomenclatura significa “arte suave” e reflete as características da arte marcial que possui, basicamente, técnicas de defesa pessoal que se baseiam em estrangulamentos e golpes de articulação.

A ideia é que o praticante use a menor força possível com o máximo de eficiência para dominar o seu adversário, sendo essa a origem da tradição de usar a força do adversário contra ele mesmo.

Como surgiu o jiu-jitsu?

Foi criado com o intuito de proporcionar uma proteção e forma de combate aos monges da Índia. Isso porque eram atacados por bandidos de tribos mongóis e não podiam se defender com armas, respeitando as diretrizes da religião.

Dessa maneira, criaram as técnicas de autodefesa a partir do vasto conhecimento nos pontos vitais do corpo.

Trazido para o Brasil por um japonês chamado Mitsuyo Maeda, judoca muito reconhecido que posteriormente foi naturalizado brasileiro e batizado como Otávio Maeda, o jiu-jitsu conta com uma história muito importante no país. Isso porque o encontro de Maeda com Gastão Gracie traz o peso de uma tradição da modalidade. Carlos Gracie, filho de Gastão, foi treinado por Mitsuyo Maeda e o formou professor.

Desse modo, depois de algum tempo, a família Gracie abriu a primeira academia Gracie de Jiu-Jitsu, sediada no Rio de Janeiro, local que proporcionou o aprimoramento da Arte Marcial, de modo que o Jiu-Jitsu Brasileiro (JJB) é atualmente o mais difundido.

Leia também: Como ter mais ânimo para malhar

Benefícios do jiu-jitsu

O jiu-jitsu pode trazer vários benefícios para a saúde. Portanto, confira os principais:

  • Mais qualidade de vida
  • Melhora do sistema respiratório
  • Auxilia no emagrecimento
  • Ganho de resistência
  • Mais disciplina
  • Autocontrole
  • Consciência corporal

Além de proporcionar lições sobre respeito com o próximo e dar início a várias amizades por meio do esporte. Dessa maneira, é considerada uma modalidade completa para todos os fatores, sendo eles físicos ou mentais.

Quem pode fazer?

Todos podem praticar jiu-jitsu. A modalidade consegue se adequar a qualquer faixa etária, promovendo todos os benefícios citados.

Como começar a praticar?

Não existe cerimônia. Para começar a praticar é só procurar uma boa academia, preparar uma roupa confortável, uma toalha e garrafinha para se hidratar e fazer uma aula experimental.

Sobre o autor

Leticia Gaspar
Formada em Educação Física na UNIFESP, desenvolve pesquisas socioculturais na faculdade e tem experiência com modalidades para condicionamento e emagrecimento com adultos e idosos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela