Khosta-2: vírus é semelhante ao da Covid-19 e pode contaminar humanos

Saúde
23 de Setembro, 2022
Khosta-2: vírus é semelhante ao da Covid-19 e pode contaminar humanos

Cientistas alertam a população sobre um novo vírus encontrado em um morcego na Rússia (tornando-se uma zoonose), chamado Khosta-2. Ele é similar ao Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19. Em outras palavras, o patógeno possui potencial para infectar seres humanos bem como tende a apresentar resistência as vacinas contra o coronavírus, por exemplo. Essas descobertas foram feitas por pesquisadores da Washington State University, divulgadas no período científico PLoS Pathogens.

Anteriormente, sabia-se que o vírus Khosta-1 não apresentava ameaça para os seres humanos. No entanto, ao olhar para o Khosta-2 com mais cautela, os estudiosos perceberam que o patógeno usa a mesma proteína Spike, utilizada pelo coronavírus, para penetrar as células humanas por meio da ligação com receptor chamado ACE2.

Leia mais: Máscara detecta vírus da Covid-19 em 10 minutos? Saiba mais!

O Khosta-2 é resistente às atuais vacinas contra a Covid-19?

Além de se preocuparem com a possibilidade do Khosta-2 ter potencial para infectar seres humanos, os pesquisadores também alertam sobre o vírus, embora parecido com o do Sars-CoV-2, ser resistente as vacinas criadas para combater ao coronavírus.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas combinaram o soro de quem recebeu o imunizante contra a Covid-19 com o Khosta-2. Dessa forma, os anticorpos não foram capazes de neutralizar o vírus. O mesmo aconteceu quando eles combinaram o soro de quem foi infectado pela ômicron com o patógeno e, como resultado, também não anularam sua ação.

“Não queremos assustar ninguém e dizer que este é um vírus completamente resistente às vacinas. No entanto, é preocupante que ele esteja circulando na natureza e tenha essas propriedades. Em outras palavras, ele pode se ligar a receptores humanos e não são neutralizados pelas respostas atuais das vacinas”, destacou Michael Letko, virologista e um dos responsáveis pelo estudo, ao TIME.

Dessa forma, os pesquisadores também se afligem com a possibilidade do Khosta-2 se misturar com o Sars-CoV-2 no organismo humano. E, como resultado, um novo vírus surgir, sem que a comunidade médica saiba lidar com ele.

Links úteis:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show