Máscara detecta vírus da Covid-19 em 10 minutos? Saiba mais!

Saúde
20 de Setembro, 2022
Máscara detecta vírus da Covid-19 em 10 minutos? Saiba mais!

Seis cientistas da Universidade Tongji, em Xangai, engajaram-se em um projeto no mínimo interessante. Eles produziram um dispositivo que, quando acoplado a uma proteção facial, torna-se uma máscara que detecta vírus da Covid-19 no ar em dez minutos. Além do coronavírus, o sensor também é capaz de reconhecer os agentes H5N1 (gripe aviária) e H1N1 (gripe comum).

O dispositivo funciona a base de uma bateria recarregável de lítio. Assim, ao perceber a presença de um dos patógenos, ele emite um alerta para um celular. Dessa forma, revela-se o possível perigo de contaminação no local.

Os cientistas contaram que essa máscara potencializada funciona principalmente em ambientes com pouca ventilação, como salas fechadas e elevadores. A notícia, no entanto, é positiva, uma vez que a contaminação tende a ser maior em locais nessas condições.

Leia mais: Stênio Garcia é internado com Covid e reforça: “usem máscara”

Máscara detecta vírus da Covid-19: mas, afinal, como a descoberta surgiu?

Para descobrir se o dispositivo era efetivo, os cientistas pulverizaram os agentes das doenças citadas anteriormente, em um ambiente fechado – dessa forma, simulando possíveis condições vividas pela população em lugares restritos e que, muitas vezes, são frequentados sem máscaras.

O aparelho foi capaz de captar a presença do líquido contaminado enviando o alerta de perigo para dispositivos móveis. E se a descoberta já é surpreendente por si só, ela fica ainda mais ao saber que o volume do produto era cerca de 70 a 560 vezes menor do que se produz em um espirro.

A partir da descoberta obtida pelos especialistas, a esperança é que o dispositivo seja usado como uma forma de descobrir patógenos precocemente e, quem sabe, evitar futuros cenários pandêmicos. Mas, para isso, os pesquisadores olham para a próxima etapa do projeto que é reduzir o tempo de detecção dos agentes infecciosos e entender como a máscara se comporta em ambientes mais abertos.

Links úteis:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória