Stênio Garcia é internado com Covid e reforça: “usem máscara”

Saúde
15 de Setembro, 2022
Stênio Garcia é internado com Covid e reforça: “usem máscara”

O ator Stênio Garcia, de 90 anos, testou positivo para a covid-19 e precisou ser levado ao hospital. O artista gravou um vídeo, publicado no perfil dele no Instagram, falando sobre seu estado de saúde.

“Durante esses dois anos e muitos meses de pandemia, minha mulher me protegeu porque eu sempre fui desligado com a saúde. Eu continuei tirando a máscara e agora infelizmente estou indo para o hospital porque estou me sentindo mal como nunca me senti antes. Pegar isso é horrível e eu não acreditava que iria me deixar assim. Peço boas energias e espero em breve dar boas notícias”, afirmou Stênio.

Leia mais: Nova subvariante da Ômicron chega ao Brasil e a outros 70 países

Stênio Garcia reforça a importância do uso de máscaras

O ator reforçou, também, a importância do uso de máscaras ao relembrar o ocorrido em julho desse ano, quando sua esposa colocou uma máscara em seu rosto. Na ocasião, ele e a mulher, Marilene Saade, explicaram que ele enfrenta problemas no coração, o que poderia agravar a possível infecção, como ocorreu agora. “Fui desobedecer minha mulher, ela bem que tentou cobrir meu rosto e eu tirei a máscara”, comentou Stênio no vídeo. “Por favor, não tire a máscara, usem! Isso é a única defesa que vocês têm”, afirmou.

Vale lembrar que Stênio e mulher, que também se contaminou, tomaram as quatro doses da vacina contra a Covid-19. Inclusive, essa não é a primeira vez que o ator é infectado. Em abril de 2021, Stênio já havia testado positivo para o coronavírus quatro dias após tomar a segunda dose da vacina. Na ocasião, o médico dele informou que os anticorpos gerados pelo imunizante impediram o agravamento do quadro.

Máscaras deixam de ser obrigatórias em novos locais

Recentemente, o uso de máscaras deixou de ser obrigatório em aviões e nos transportes públicos pelo Governo de São Paulo. Em outras palavras, o dispositivo facial passou a ser optativo, mas permanece obrigatório em locais voltados à prestação de serviços de saúde, como hospitais.

Embora a máscara seja optativa nesses locais, de acordo com a orientação do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS), antigo Comitê Científico, o seu uso ainda é incentivado. “A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas”, exemplifica o documento.

Por fim, vale ter em mente que a decisão de suspender o uso de máscaras em transportes públicos e outros ambientes pode mudar a qualquer momento. Isso porque a alteração ocorre conforme o cenário pandêmico do país. No entanto, nesse momento, o contexto mostra-se positivo para a flexibilização.

Leia mais: Flexibilização do uso de máscaras e ansiedade: afinal, como lidar?

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros