Stênio Garcia é internado com Covid e reforça: “usem máscara”

Saúde
15 de Setembro, 2022
Stênio Garcia é internado com Covid e reforça: “usem máscara”

O ator Stênio Garcia, de 90 anos, testou positivo para a covid-19 e precisou ser levado ao hospital. O artista gravou um vídeo, publicado no perfil dele no Instagram, falando sobre seu estado de saúde.

“Durante esses dois anos e muitos meses de pandemia, minha mulher me protegeu porque eu sempre fui desligado com a saúde. Eu continuei tirando a máscara e agora infelizmente estou indo para o hospital porque estou me sentindo mal como nunca me senti antes. Pegar isso é horrível e eu não acreditava que iria me deixar assim. Peço boas energias e espero em breve dar boas notícias”, afirmou Stênio.

Leia mais: Nova subvariante da Ômicron chega ao Brasil e a outros 70 países

Stênio Garcia reforça a importância do uso de máscaras

O ator reforçou, também, a importância do uso de máscaras ao relembrar o ocorrido em julho desse ano, quando sua esposa colocou uma máscara em seu rosto. Na ocasião, ele e a mulher, Marilene Saade, explicaram que ele enfrenta problemas no coração, o que poderia agravar a possível infecção, como ocorreu agora. “Fui desobedecer minha mulher, ela bem que tentou cobrir meu rosto e eu tirei a máscara”, comentou Stênio no vídeo. “Por favor, não tire a máscara, usem! Isso é a única defesa que vocês têm”, afirmou.

Vale lembrar que Stênio e mulher, que também se contaminou, tomaram as quatro doses da vacina contra a Covid-19. Inclusive, essa não é a primeira vez que o ator é infectado. Em abril de 2021, Stênio já havia testado positivo para o coronavírus quatro dias após tomar a segunda dose da vacina. Na ocasião, o médico dele informou que os anticorpos gerados pelo imunizante impediram o agravamento do quadro.

Máscaras deixam de ser obrigatórias em novos locais

Recentemente, o uso de máscaras deixou de ser obrigatório em aviões e nos transportes públicos pelo Governo de São Paulo. Em outras palavras, o dispositivo facial passou a ser optativo, mas permanece obrigatório em locais voltados à prestação de serviços de saúde, como hospitais.

Embora a máscara seja optativa nesses locais, de acordo com a orientação do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS), antigo Comitê Científico, o seu uso ainda é incentivado. “A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas”, exemplifica o documento.

Por fim, vale ter em mente que a decisão de suspender o uso de máscaras em transportes públicos e outros ambientes pode mudar a qualquer momento. Isso porque a alteração ocorre conforme o cenário pandêmico do país. No entanto, nesse momento, o contexto mostra-se positivo para a flexibilização.

Leia mais: Flexibilização do uso de máscaras e ansiedade: afinal, como lidar?

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais

Saúde

Vamos falar de compulsão alimentar?

Você sabia que 25 a 30% da população mundial está acima do peso? A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de

mulher meditando
Saúde

Saúde espiritual

Quando falamos em Saúde Espiritual estamos nos referimos à busca de um sentido, propósito e significado na vida, independente da crença e religião. A espiritualidade gera