Kate Middleton faz quimioterapia contra câncer: entenda o tratamento

Saúde
22 de Março, 2024
Kate Middleton faz quimioterapia contra câncer: entenda o tratamento

Fim do mistério: Kate Middleton finalmente apareceu, mas infelizmente a notícia não é boa. Nesta sexta-feira (22), a princesa de Gales apareceu nas redes sociais para informar que está fazendo tratamento contra um câncer. No vídeo, Kate, que tem 42 anos, falou que iniciou a quimioterapia após uma cirurgia. “Eu precisei de tempo para me recuperar da minha cirurgia e começar o tratamento”, disse. No entanto, a princesa não especificou qual é o tipo de câncer que está enfrentando.

Kate disse que a notícia foi um “grande choque” para a família e, por isso, precisou de tempo. “William e eu estamos fazendo de tudo para processar e lidar com isso em particular, por nossos filhos. Como vocês podem imaginar, isso levou tempo. Levou tempo para que eu me recuperasse de uma grande cirurgia e iniciar meu tratamento. Mas, o mais importante, levou tempo para explicarmos tudo a George, Charlotte e Louis de forma apropriada, garantindo que vou ficar bem.”

Leia mais: Rei Charles está com câncer: quais são os tipos de tumor mais frequentes?

Trajetória do quadro de saúde de Kate Middleton

Primeiramente, no dia 16 de janeiro, o Palácio de Kensington divulgou que Kate Middleton passou por uma cirurgia abdominal, mas sem dar detalhes sobre o procedimento.

Após a cirurgia, a princesa de Gales passou 13 dias internada em um hospital de Londres. E, mesmo depois de receber alta, teve a orientação médica de permanecer em casa e longe da agenda oficial até depois da Páscoa. Kate passou mais de dois meses sem aparecer em público, o que gerou especulações.

Apenas no último sábado (16), Kate Middleton apareceu pela primeira vez desde a cirurgia no abdômen, segundo o site TMZ, que revelou um vídeo na segunda-feira (18) em que ela aparece andando sorridente ao lado do marido, o  William.

Como é o tratamento de quimioterapia contra o câncer?

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor ou se multiplicam desordenadamente. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

O tratamento pode ser feito via oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea, intracraneal ou tópico. A duração varia de acordo com o diagnóstico de cada paciente. A quimioterapia pode causar efeitos colaterais, como fraqueza, diarreia, feridas na boca, queda de cabelos e outros pelos do corpo, enjoo e vômitos.

Por fim, durante o tratamento, o paciente pode manter as atividades normais, se resguardando de lugares abafados, fechados, aglomerações e contato com pessoas que estejam com algum tipo de infecção contagiosa.

Referência: Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Tratamento para esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Tratamento para esquizofrenia: como funciona?

A adesão ao tratamento é essencial para evitar recaídas e garantir uma vida independente e produtiva

O que é esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

O que é esquizofrenia?

Sintomas incluem alucinações e isolamento social

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais