Rei Charles está com câncer: quais são os tipos de tumor mais frequentes?

Saúde
05 de Fevereiro, 2024
Rei Charles está com câncer: quais são os tipos de tumor mais frequentes?

Nesta segunda-feira (5), o Palácio de Buckingham anunciou  que o Rei Charles III, aos 75 anos, está com câncer. A descoberta acontece logo após a internação do monarca no dia 26 de janeiro para a realização de um procedimento corretivo do aumento benigno da próstata.

Segundo a nota oficial, durante essa recente internação hospitalar, os médicos identificaram uma questão além da próstata. Testes e diagnósticos subsequentes identificaram uma forma de câncer. No entanto, ainda não foi revelado qual tipo de câncer é. 

“Sua Majestade optou por compartilhar o diagnóstico para evitar especulações e na esperança de que possa ajudar a compreensão pública de todas as pessoas afetadas pelo câncer em todo o mundo”, diz a nota e complementa: “Ele permanece totalmente positivo em relação ao seu tratamento e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível.”

Dessa forma, o Rei passará por um cronograma de tratamentos regulares. Ele foi aconselhado pelos médicos a adiar as tarefas de atendimento ao público. Afinal, quais são os principais tipos de tumores? Veja a seguir!

Principais tipos de câncer

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo todo, segundo informações da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS. Na prática, isso representa um total de 9,6 milhões de mortes em 2018. 

O tumor, no entanto, pode afetar diferentes partes do corpo e ter evoluções específicas em cada uma delas. Porém, uma característica em comum é a rápida criação de células anormais que crescem além dos seus limites, o que pode afetar outros órgãos, se espalhando pelo corpo, processo que é chamado de metástase. Os tipos de câncer mais comuns são: 

  • Pulmão (2,09 milhões de casos)
  • Mama (2,09 milhões de casos)
  • Colorretal (1,8 milhão de casos)
  • Próstata (1,28 milhão de casos)
  • Câncer de pele não-melanoma (1,04 milhão de casos)
  • Estômago (1,03 milhão de casos)

Veja também: Câncer de pâncreas é o mais difícil de curar: Saiba como evitar o tumor

Hábitos comportamentais e alimentares podem ter envolvimento

Cada tipo de câncer avança de forma particular, mas já se sabe que, ao menos ⅓ das mortes provocadas por tumores se devem aos cinco principais riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física e uso de álcool e tabaco.

Inclusive, o tabagismo merece ainda mais atenção, já que é o principal fator de risco para desenvolvimento da doença, além de ser responsável por 22% no número de mortes.

Diagnóstico e tratamento 

Boa parte dos tipos de câncer têm uma grande chance de serem curados se detectados precocemente e tratados adequadamente. O câncer de mama, testicular e de próstata, por exemplo, compõem o grupo de altas chances de cura. 

No entanto, da mesma forma, o diagnóstico tardio e falta de tratamento adequado podem ser barreiras na luta contra o câncer. Logo após o diagnóstico, o tratamento do tumor pode envolver cirurgia, quimioterapia, imunoterapia, radioterapia ou até transplante de medula óssea. 

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show