Jucá: Conheça as propriedades medicinais da planta
O jucá, também chamado de pau-ferro e jucaína, é uma árvore nativa da região amazônica e também encontrada na Mata Atlântica. Suas propriedades medicinais chamam a atenção de cientistas há anos e elas já foram objeto de diversos estudos. Suas folhas, frutos, sementes e até sua casca podem ser aproveitadas.
Benefícios do jucá
Tratamento e cicatrização de ferimentos
O jucá é principalmente conhecido por ser naturalmente cicatrizante, por isso, pode ajudar a tratar ferimentos, queimaduras, picadas de insetos, cortes e mais.
Pode ajudar no controle da glicemia
A glicemia é o nível de açúcar (glicose) presente no sangue. Quando em excesso, pode ser um indicativo de diabetes. Nesse sentido, o jucá pode controlar a glicemia e, portanto, também prevenir o diagnóstico de diabetes.
Fortalece a imunidade e combate inflamações
A planta conta com uma grande quantidade de antioxidantes em sua composição, em especial os flavonoides. Portanto, combate inflamações no organismo. Dessa forma, promove o fortalecimento da imunidade, melhor protegendo o corpo contra doenças diversas. Não só, sua ação anti-inflamatória também beneficia a saúde e a aparência da pele, combatendo o envelhecimento precoce.
Leia também: Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele
Sono mais relaxante
Também possui propriedades sedativas e calmantes. Portanto, pode promover um sono mais calmo e relaxante, além de também aliviar sintomas de ansiedade e estresse.
Maneiras de consumir o jucá
- Chá – feito do pó da casca da planta ou da baga do fruto
- Composição de pomadas cicatrizantes
- Remédios naturais e caseiros
Contraindicações
Por fim, o jucá é contraindicado para gestantes e lactantes e, se consumido em excesso, pode ser tóxico.