Jojo Todynho comenta sobre uso de Ozempic; para que serve?

Saúde
20 de Março, 2023
Jojo Todynho comenta sobre uso de Ozempic; para que serve?

Hoje (20), Jojo Todynho publicou um vídeo no Instagram mostrando o Ozempic, medicamento em forma de caneta que está “tomando duas vezes por semana”. Embora a apresentadora tenha falado sobre outros assuntos no post, muitos seguidores teceram comentários sobre a função do fármaco.

A seguir, saiba tudo sobre o Ozempic, assim como os riscos e cuidados essenciais para administrá-lo.

Veja também: Afinal, como evitar pernas e pés inchados na gravidez?

O que é o Ozempic que Jojo Todynho está usando?

O hype do Ozempic não é recente. Desde o ano passado, o medicamento tem uma trend própria no TikTok, com usuários relatando suas experiências de uso. Para se ter uma ideia, os vídeos sobre o tema somam quase 690 milhões de visualizações. Os conteúdos falam desde os “milagres” do remédio até histórias de pessoas que quase morreram após utilizá-lo.

O Ozempic, nome comercial para a semaglutida, tem a proposta de integrar o tratamento da diabetes tipo 2. Contudo, os Estados Unidos liberaram a droga para quem tem sobrepeso e obesidade, mas sob diversos critérios. Inclusive a recomendação médica, que é essencial para o uso seguro.

O “milagre” não vem sozinho

Com tantas propagandas espontâneas sobre o Ozempic, não demorou muito para que a procura disparasse. De um ano para cá, a busca pelo nome do medicamento no Google aumentou 750%. Afinal, o que ele tem de tão promissor?

De forma geral, a semaglutida realmente tem o poder de auxiliar a perda de peso. “O Ozempic aumenta a sensação de saciedade, pois atua basicamente nos dois tipos de apetites do organismo: o da fome e o da vontade de comer”, explica Francisco Tostes, endocrinologista da Nutrindo Ideais.

Contudo, antes de sair comprando a “canetinha mágica” sem orientação, saiba que isso é um problema por inúmeras razões. A primeira é que nem todo medicamento é indicado para todo mundo.

“Muitas vezes, controlar o apetite não é a única solução para emagrecer. Ou seja, pode haver outros problemas de saúde que impedem a perda de peso. Logo, sem saber a causa exata, o medicamento não trará benefício algum, sem falar que há algumas contraindicações”, avalia Tostes.

Vale dizer que, no caso de Jojo Todynho, o produto não é o único recurso. Desde o início do ano, a influenciadora mudou os hábitos para perder peso. Por exemplo, começou a se exercitar, a fazer uma reeducação alimentar e agora revelou a aplicação de Ozempic.

Automedicação, um perigo à vida

No Brasil, a regularização pela Anvisa segue a mesma diretriz do órgão americano, a FDA. Logo, tem sido comum ver muitas pessoas tomando Ozempic para emagrecer.

Entretanto, boa parte da população compra a semaglutida sem orientação médica. Além do custo financeiro — uma unidade vai de R$ 800 a R$ 1.200 — a automedicação pode custar, literalmente, a vida.

Foi o que aconteceu com Fernanda Guimarães, uma usuária do TikTok que expôs o sufoco que passou com o uso do fármaco por conta própria.

Com o desejo de emagrecer rápido e atraída pelos testemunhos da rede social, Fernanda não seguiu as instruções da bula e ministrou dosagens acima da recomendação. Como resultado, começou a vomitar em excesso, ter dores de cabeça e foi ao pronto-socorro.

Foram inúmeras idas e vindas ao hospital, até descobrir que o fígado estava comprometido e que poderia até precisar de um transplante. Felizmente, conseguiu se recuperar e descobriu que nunca deveria ter usado semaglutida, já que possuía cálculos na vesícula.

Fatores de risco

Além de histórico de pedra na vesícula, outras condições vetam o uso do Ozempic, que são:

  • Diabetes tipo 1.
  • Gravidez ou em amamentação.
  • Pancreatite.
  • Disfunções no fígado ou nos rins.
  • Por fim, distúrbios psiquiátricos.

Dentre os efeitos colaterais, alguns indivíduos podem apresentar náuseas, prisão de ventre, desidratação, vômitos e alterações temporárias no fígado e no pâncreas. Por isso a importância da recomendação médica.

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

Quem não pode tomar vacina da dengue
Saúde

Quem não pode receber a vacina da dengue?

Faltam testes sobre a segurança e eficácia da vacina em determinados públicos; veja quais são

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro